Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto 1

Morre Adam Yauch, dos Beastie Boys

Músico, cineasta e ativista político tinha 47 anos e lutava contra um câncer na glândula salivar desde 2009

Adam Yauch (de óculos escuros, à dir.) dirigiu vários videoclipes dos Beastie Boys | Lucas Jackson/Reuters
Adam Yauch (de óculos escuros, à dir.) dirigiu vários videoclipes dos Beastie Boys (Foto: Lucas Jackson/Reuters)

Adam Yauch, um dos três integrantes do lendário grupo de hip-hop Beastie Boys, morreu ontem, aos 47 anos. A morte foi confirmada no início da tarde por Rusell Simmon, fundador do pioneiro selo de hip-hop Def Jam, no site de entretenimento Global Grind.

Em julho de 2009, Yauch anunciou que lutava contra um câncer na glândula salivar, localizado no pescoço. Por causa de seu tratamento, a banda parou de tocar ao vivo e o álbum Hot Sauce Committee, Pt. 2, na época finalizado, foi engavetado e somente lançado em 2011, quando Yauch apresentou melhoras e disse sentir-se "otimista e com esperanças de estar curado em um futuro próximo."

No mês passado, o rapper não esteve presente na cerimônia de inclusão dos Beastie Boys no Rock and Roll Hall of Fame e os motivos de sua ausência não foram divulgados pela banda.

Trajetória

Yauch criou os Beastie Boys em 1979, ao lado de Mike "Mike D" Diamond e Adam "Ad-Rock" Horowitz. A banda começou tocando punk rock e hardcore mas logo passou a experimentar com as batidas e rimas do rap. O sucesso chegou em 1986, com o álbum Licensed to Ill e foi ampliado com clássicos como Paul’s Boutique (1989), Check Your Head (1992) e Ill Communication (1994).

Em meados dos anos 90, Yauch tornou-se budista e passou a dar atenção especial ao caso da dominação chinesa no Tibete. Ele foi cofundador da organização sem fins lucrativos Milarepa Fund, que arrecadava dinheiro para o movimento de independência do país asiático. Os Beastie Boys chegaram a organizar uma série de shows na década de 90 batizados de Tibetan Freedom Concerts, com participações do U2, Rage Against the Machine, Radiohead, Pearl Jam, Rancid, Björk, Sonic Youth, entre outros.

Cineasta

Yauch dirigiu vários videoclipes dos Beastie Boys sob o pseudônimo Nathaniel Hornblower, assim como o documentário Awesome: I Fuckin’ Shot That! (2006) filmado por 50 fãs do trio durante um show no Madison Square Garden, em Nova York, em 2004. Em 2008, o músico dirigiu outro documentário, Gunnin’ for That #1 Spot, desta vez sobre jovens jogadores de basquete nos Estados Unidos. Além disso, Yauch também era dono de uma companhia de produção e distribuição de filmes, a Oscilloscope Pictures, que tinha sob seus cuidados longa-metragens como Precisamos Falar sobre o Kevin e o ainda inédito documentário Shut Up and Play, sobre a banda nova-iorquina de música eletrônica LCD Soundsystem.

Yauch deixa a esposa Dechen Wangdu e uma filha, Tenzin Losel Yauch.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.