Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aos 74 anos

Morre Arif Mardin, um dos produtores da música soul

Produtor dos discos clássicos de Aretha Franklin nos anos 60, quando ela se consagrou como a Lady Soul, e na ativa até recentemente, quando lançou a cantora Norah Jones, Arif Mardin morreu neste domingo, aos 74 anos, vítima de câncer no pâncreas.

Nascido em Istambul, e um grande fã do jazz desde a adolescência, Mardin estudou na Escola de Música de Berklee, nos EUA, onde conheceu o jazzman Quincy Jones. Em 1961, radicado em Nova York, ele virou assistente de seu conterrâneo Nesuhi Ertegun (fundador da Atlantic Records com seu irmão Ahmet) e logo estaria produzindo artistas do jazz, do blues e da música soul como Modern Jazz Quartet, Aretha, Chaka Khan, Donny Hathaway, Average White Band. Em quatro décadas de atividade como produtor, Mardin colecionou mais de 40 discos de Ouro e Platina e 12 prêmios Grammy.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.