Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto

Morre Harvey Pekar, autor da HQ American Splendor

Harvey Pekar: vida do quadrinista foi retratada no filme O Anti-Herói Americano, em 2003 | Divulgação
Harvey Pekar: vida do quadrinista foi retratada no filme O Anti-Herói Americano, em 2003 (Foto: Divulgação)

O quadrinista norte-americano Harvey Pekar, cultuado pela série autobiográfica de HQ American Splendor, foi encontrado morto ontem, em sua residência, no subúrbio da cidade de Cleveland (EUA). Autoridades foram chamadas à casa de Pekar pela mulher do autor, por volta da 1 hora (horário local), disse o capitão da polícia Michael Cannon. O corpo de Pekar, que tinha 70 anos, foi encontrado na cama e a causa da morte ainda não foi divulgada.

Pekar vinha sofrendo de câncer de próstata, pressão alta e depressão, segundo Cannon. O artista havia ido para a cama às 16h30 de domingo, sentindo-se bem, segundo sua mulher, Joyce Brabner.

Seu trabalho ganhou mais notoriedade em 2003, quando a vida do autor – da maneira como era retratada na HQ –, se transformou no filme O Anti-Herói Americano, com o ator Paul Giamatti no papel principal.

Os quadrinhos de American Splendor, que começaram a ser publicados em 1976, traziam reclamações de Pekar sobre temas como trabalho, dinheiro e a monotonia da vida. Seus comentários inusitados tornaram a obra cult, por seus insights de humor e toques politicamente incorretos.

O filme O Anti-Herói Americano segue a mesma linha e mostra um retrato do autor – que o tempo todo se satiriza – e de anônimos norte-americanos.

Parcerias

Pekar fazia as histórias e entregava-as a amigos desenhistas como Robert Crumb, um de seus colaboradores. Ao longo de mais de 30 anos de publicação, American Splendor reuniu diversos outros ilustradores, como Spain Rodriguez, Frank Stack e Joe Sacco. A primeira edição da HQ foi lançada em 1976 e, antes de ser adaptada para os cinemas, ganhou uma versão para os teatros, em 1987.

Na década de 1990, Pekar lutou contra um câncer linfático, e retratou a experiência na HQ Our Cancer Year, lançada em 1994 e realizada em parceria com sua esposa. A graphic novel foi premiada em 1995 com o Harvey Award, um dos principais troféus dos quadrinhos nos EUA ao lado do Eisner Award.

Outros quadrinistas importantes com os quais Pekar colaborou são Jim Woodring, Chester Brown, Gilbert Hernandez, Bob Fingerman e Alan Moore.

Entre os trabalhos mais recentes do artista está a HQ The Beats: a Graphical History, inspirada na trajetória dos escritores da contracultura Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William S. Burroughs.

Em novembro do ano passado, Harvey Pekar lançou sua primeira série de webcomics (quadrinhos on-line) em parceria com o site literário Smith. Feito com diversos colaboradores, The Pekar Project tinha atualização a cada duas semanas. A última HQ foi publicada em 22 de junho deste ano, baseada em uma entrevista que o quadrinista deu ao escritor Douglas Rush­­koff.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.