Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rock

Morre Kevin Ayers, líder da psicodélica Soft Machine

Além de comandar uma das bandas mais importantes do rock progressivo, vocalista também trabalhou com nomes como Brian Eno e Mike Oldfield

Kevin Ayers em disco solo de 1973 | Reprodução/Internet
Kevin Ayers em disco solo de 1973 (Foto: Reprodução/Internet)

Kevin Ayers, uma das vozes mais singulares do rock britânico nas últimas décadas, morreu na França, aos 68 anos, segundo o The Guardian. O cantor e compositor influenciou o movimento piscodélico com a fundação da banda Soft Machine.

O nome da banda foi tirado de um livro do escritor beat William Burroughs, com autorização dele. A Soft Machine saiu em turnê com Jimi Hendrix e em 1968 lançou o álbum "The Soft Machine", considerado um clássico do rock psicodélico e progressivo.

Depois de sair da Soft Machine, Ayers colaborou com vários artistas, incluindo Brian Eno e Mike Oldfield, e lançou 17 discos solo, com destaque para "The confessions of Dr. Dream and other stories" e "Falling up". Em 2007, lançou seu último trabalho, "The unfairground", que tem contirbuições de artistas da nova geração, como Teenage Fanclub e Neutral Mill Hotel.

O artista morou em Ibiza, na Espanha, por alguns anos, onde lutou contra o vício em heroína. E nos últimos anos, havia se mudado para o sul da França.

"Eu acho que você tem que ter um parafuso a menos ou apenas ser faminto por fama e dinheiro, para jogar o jogo da indústria musical. Eu não sou bom nisso", afirmou Ayers, em entrevista ao Guardian, em 2003.

Ayers morreu em casa, na vila de Montolieu. Ele deixa duas filhas, Rachel e Galen, e a irmã Kate. A causa da morte não foi divulgada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.