
Consolidado como um dos eventos cinematográficos mais importantes do calendário curitibano, a 5ª edição da Mostra Animal Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais começa neste sábado (29), na Cinemateca de Curitiba até domingo (30), serão exibidas 22 produções, entre longas e curtas-metragens. Os onze filmes estrangeiros são inéditos no país e foram traduzidos especialmente para a mostra. A entrada é gratuita.
Unindo cinema e ativismo, a programação conta com exibições de curtas e longas-metragens, além de diretores convidados para debates. Neste ano, um dos destaques é a ativista norte-americana Aryenish Birdie, cineasta diretora do curta-metragem de animação "Pegada Tóxica". A produção, do Comitê Médico pela Medicina Responsável, aborda testes em animais realizados pela indústria farmacêutica e química.
"É muito importante a gente recebê-la [Aryenish], pois é uma pessoa que tem um contato amplo em relação a essa prática de utilizar animais", salienta o coordenador da mostra, Ricardo Laurino. Outros filmes da programação, como o clássico "O Filme dos Animais", de 1981, também refletem sobre a necessidade do uso de animais em testes. "É um tema eterno, que faz parte desse universo", salienta o coordenador.
Outro convidado é o diretor Felipe Ufo, da série "Não Conta Lá em Casa", do Multishow. Ele falará sobre a sua experiência na filmagem de dois episódios na Ilhas Faroé, na Escandinávia, onde acompanhou os trabalhos de organizações de proteção à vida marinha.
Outros temasAlém dos filmes que discutem o uso de animais em testes de cosméticos e remédios, a Mostra Animal também traz produções que tratam sobre sustentabilidade, como o inglês "Planeat" (2011), que discute a história de três homens na busca por encontrar uma dieta que seja boa para a saúde, para o meio ambiente e para o futuro do planeta.
Outro destaque é "Lolita Escrava pelo Entretenimento" (2003), que fala sobre a Orca Lolita, que há 40 anos trabalha para um parque, e o brasileiro "Ecce Homo" (2013), que ganhou o prêmio do Júri Popular na última edição do Cine Pe.
FeiraEm paralelo aos debates e exibições, uma feira com produtos éticos, com alimentos, livros, vestuário e cosméticos, acontece nos dois dias de mostra.
Marcas como a Zanquetta (de congelados veganos), Delícias Maragu (geleias e patês sem uso de produtos de origem animal), Surya (cosméticos) e o restaurante Bouquet Garni, são alguns dos expositores. "A feira ajuda a pessoa sair do evento e ter uma resposta aos questionamentos. Ver que há várias alternativas e opções", destaca Laurino.
Serviço5ª Mostra AnimalCinemateca de Curitiba (Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1174, São Francisco). Sábado (29) e domingo (30), das 14h às 21 horas. Entrada franca. Mais informações pelo site www.mostraanimal.com.br.



