
Inicia-se hoje, no auditório do Goethe-Institut, a 3.ª Mostra de Cinema Europeu, que integra o evento Semana Cultural Europeia. Na programação de hoje (confira quadro abaixo), serão exibidos o curta-metragem polonês A Cidade Perdida de Switez, de Kamil Polak, e o longa espanhol Torrente: o Protetor, dirigido por Santigo Segura, que também estrela o filme no papel do detetive José Luis Torrente. É o terceiro episódio de uma série inaugurada em 1998 e que já rendeu quatro filmes.
Um dos destaques da mostra é o documentário italiano Terra Madre, de Ermanno Olim, diretor do premiado A Árvore dos Tamancos, vencedor da Palma de Ouro no Festival Internacional de Cannes, em 1978.
Sustentabilidade
Terra Madre tem como foco a conferência homônima, realizada em 2008 na cidade de Turim, no norte da Itália. O evento, que acontece de dois em dois anos, é uma iniciativa da Slow Food Organization, que congrega redes de produtores de alimentos engajados à causa de oferecer comida saudável, obtida a partir de procedimentos sustentáveis.
E como a Semana Cultural Europeia deste ano fala justamente sobre o tema sustentabilidade, o longa torna-se ainda mais pertinente.
Olmi, um cineasta que sempre procurou realizar um cinema mais político, se apropria de um tema que poderia resultar em um filme maçante e constroi uma obra poética sobre o cultivo de alimentos em total harmonia com a natureza.
Serviço:
Filmes
3ª Mostra de Cinema Europeu. De hoje até 19 de maio, em horários diversos. Auditório do Goethe-Institut Curitiba (R. Reinaldino S. de Quadros, 33), (41) 3262-8244.



