
Está em cartaz no Museu Municipal de Arte (Muma Portão Cultural) uma retrospectiva do pintor mexicano Luis Nishizawa Flores, A Paisagem Mexicana na Plástica de Luis Nishizawa, com curadoria de Juan Manuel Reza.
Conhecido mundialmente por fazer em suas telas um diálogo com a natureza e o cosmos, Nishizawa foi um dos artistas mais prestigiados de seu país e considerado um dos representantes no retrato de paisagens naturais na pintura universal.
Curitiba é a terceira cidade a receber a exposição antes, a mostra fez temporada em Brasília e São Paulo, no Museu Brasileiro de Escultura (Mube). Foi a primeira vez que as obras de Nishizawa, morto no ano passado, foram expostas no país. Ele faleceu uma semana antes da sua estreia no Brasil, em setembro de 2014.
Trajetória
Nascido em Cuatitlán, no dia 2 de fevereiro de 1918, Nishizawa é filho de mãe mexicana e pai japonês
O pintor começou a estudar artes em 1942, na Academia de San Carlos. Sua primeira exposição, inaugurada no Salão de Artes Plásticas, em 1951, o transformou em um dos artistas mexicanos mais conhecidos de seu país.
Ao longo da vida, ganhou diversos prêmios, como o Nacional de Ciência e Artes, em 1996, e a condecoração do Governo do Japão, com a medalha Tesouro Sagrado do Dragão.
A exposição fica em cartaz até o dia 18 de março, com entrada gratuita.



