Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música erudita

Mundo celebra os 250 anos do nascimento de Mozart

Os 250 anos de nascimento de Wolfang Amadeus Mozart, comemorado em 27 de janeiro, será celebrado durante todo este ano com várias atividades. Nascido em 1756, em Salzburgo, na Áustria, a celebração se justifica pela genialidade do compositor.

Nos 35 anos que viveu, Mozart conseguiu criar uma obra que influenciou toda a história da música erudita. Fez óperas importantes, criou dezenas de concertos considerados perfeitos, escreveu um dos mais impressionantes conjuntos de sinfonias de todos os tempos e se transformou em um dos maiores compositores de música de câmara.

Seu talento se manifestou cedo, com uma primeira composição aos 4 anos de idade e aos 12 escreveu uma ópera, regida por ele próprio, sob encomendada do imperador da época.

Declarações

Fã declarado de Mozart, o oboísta Alex Klein diz que considera o compositor admirável por seguir a vida fazendo aquilo em que acreditava, apesar das contestações da época. Já o maestro Osvaldo Colarusso destaca o grau de perfeição atingido nas obras de Mozart e o compositor Harry Crowl acredita que a facilidade com a melodia em conjunto com um trabalho equilibrado com o o uso da harmonia fez com que as músicas sofisticadas de Mozart aparentassem simplicidade, conquistando o grande público.

Curitiba

Em comemoração aos 250 anos de nascimento do músico, a Camerata Antiqua de Curitiba e o Teatro Guaíra em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) pretendem executar obras de Mozart em concertos a serem marcados. A Camerata pretende executar três obras sacras para orquestra e coro: o Réquiem, última obra do compositor austríaco, a Missa da Coroação e Vesperae Solennis de Confessore.

Já a OSP planeja montar a ópera "As Bodas de Fígaro". O projeto ainda depende de financiamento externo. Até hoje, o Teatro Guaíra só produziu uma ópera de Mozart: Don Giovanni, em 1989.

Confira o roteiro de shows

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.