i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
lista

10 músicas essenciais da carreira de Prince

Confira uma seleção de músicas para entender o legado do astro morto na quinta-feira (21)

  • PorAbonico R. Smith, especial para a Gazeta do Povo
  • 22/04/2016 11:17
 | Scott Olson/AFP
| Foto: Scott Olson/AFP

“1999” (1982)

Como no fim do século 20 havia toda uma mística em torno da chegada do novo milênio e de um possível futuro apocalíptico, o artista aproveitou para reafirmar sua veia dançante e promover uma festa bastante particular sob esta temática. Essa foi a faixa que deu uma guinada definitiva em sua carreira e o transformou em superstar da música pop no começo dos anos 1980.

“Little Red Corvette” (1982)

Um exemplo da simplicidade genial de Prince: poucos instrumentos usados na gravação, um refrão grudento e letra bastante lasciva, que narra o encontro de uma noite só com uma mulher marcada pela promiscuidade.

“When Doves Cry” (1984)

Primeiro single da trilha sonora do filme “Purple Rain”, o hit não trazia uma linha sequer de contrabaixo (e mesmo assim era extremamente dançante) e pelo clipe no qual Prince aparece cantando em uma banheira.

“Purple Rain” (1984)

Ao misturar orquestração, elementos musicais do gospel e solos de guitarra característicos do rock, Prince levou com esta balada de oito minutos o Oscar de Melhor Canção Original em 1985.

“Raspberry Beret” (1985)

Gravada em 1982 e só lançada três anos depois, essa canção que fala sobre um romance juvenil e a iniciação sexual de um garoto com a menina que usa uma boina de cor framboesa tornou-se um dos principais sucessos radiofônicos de Prince.

“Nothing Compares 2 U” (1985)

Feita para um dos muitos projetos paralelos de Prince, o Family, a gravação original transforma a letra de dor de cotovelo em uma comovente versão gospel com um dueto derramando lágrimas sob uma base de órgão, teclado e saxofone. A regravação feita cinco anos mais tarde pela irlandesa Sinéad O’ Connor transformou a música em hit mundial.

“Kiss” (1986)

Talvez a mais executada e conhecida canção de Prince, nela a genialidade se mostra pela ausência de refrão e o falsete de arrepiar impresso do começo ao fim da gravação.

“Sign O’ The Times” (1987)

Utilizando como base batidas já oferecidas pelo sintetizador tocado no estúdio, Prince compôs uma de suas mais incisivas letras, fazendo uma crônica do período e abordando aids, abuso de drogas pesadas e a violência das gangues.

“Alphabet St.” (1988)

Uma das marcas de toda a sexualidade contida na música de Prince, sob um loop simples de bateria eletrônica e com um rap no fim da gravação.

“Batdance” (1989)

Prince fez a trilha sonora do Batman dirigido por Tim Burton. E ele ainda transformou a sombria Gotham City em uma festa funky, com direito a travestir-se de Coringa no videoclipe.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.