• Carregando...
Grupo reúne músicos de 10 países. | /Divulgação
Grupo reúne músicos de 10 países.| Foto: /Divulgação

A banda do projeto internacional Playing For Change lançou um CD e DVD gravado ao vivo em Curitiba. O coletivo – que reúne 12 músicos de 10 países e faz apresentações em prol da fundação homônima criada em 2007, nos Estados Unidos – se apresentou em outubro de 2014, na Ópera de Arame.

O show contou com as figuras mais conhecidas do coletivo, incluindo o veterano Grandpa Elliot, de Nova Orleans. Eles interpretaram hinos da música pop como “Get Up, Stand Up”, de Bob Marley e Peter Tosh, e “Stand By Me” – canção de Ben E. King conhecida na voz de figuras como John Lennon.

“Eles tocaram a melhor versão ao vivo de ‘Stand By Me’ de todos os tempos”, lembra o produtor musical Mark Johnson, um dos fundadores do Playing For Change, em entrevista por e-mail à Gazeta.

Show

O CD e o DVD “Playing For Change Band – Live In Brazil” podem ser encontrados em sites de livrarias brasileiras. O trabalho também pode ser comprado no site do projeto, playingforchange.com, por US$ 11,99 (áudio) e US$ 13,99 (vídeo).

O repertório, que passeia por ritmos como o reggae, a rumba e a salsa, segue o caráter multiétnico da PFC Band: enquanto Grandpa Elliot e o surinamês criado na Holanda Clarence Bekker cantam standards da soul music norte-americana, a cantora sul-africana Titi Tsira dá voz a uma canção de seu país, “Pata Pata”.

“Chamamos [o tipo de música que fazemos] de Reggae Rumba Zulu Blues com muita alma [soul]”, brinca Johnson. “Misturamos estilos de todos os dez países que compõem a banda. Acreditamos que a world music acontece quanto o mundo faz música junto”, diz o produtor.

“Cada músico da banda sabe que é parte de algo maior que qualquer pessoa ou estilo musical, e que representa um mundo sem divisões, racismo e preconceito. É uma banda global que não tem ego, só talento”, diz.

Curitiba

A escolha de Curitiba para a gravação veio depois de a cidade sediar a maior edição do PFC Day em todo o mundo, em 2014. “O Brasil é um lugar muito especial para o Playing For Change. Tocamos no país mais que em qualquer outro no mundo”, diz o produtor.

“Tivemos a oportunidade de tocar na Ópera de Arame e levantar fundos para uma nova unidade do programa PFC Music em Curitiba, então estamos orgulhosos de retribuir”, explica Johnson.

A capital paranaense será a sede do 11.º projeto sócio musical do Playing For Change, que tem programas em países como Gana, Mali, Ruanda, África do Sul, Tailândia e Nepal. A escola de música em Curitiba funcionará no bairro do Cajuru.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]