Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Banda multiétnica lança DVD gravado em Curitiba

Apresentação do coletivo do projeto Playing For Change aconteceu na Ópera de Arame, em outubro de 2014

Grupo reúne músicos de 10 países. | /Divulgação
Grupo reúne músicos de 10 países. (Foto: /Divulgação)

A banda do projeto internacional Playing For Change lançou um CD e DVD gravado ao vivo em Curitiba. O coletivo – que reúne 12 músicos de 10 países e faz apresentações em prol da fundação homônima criada em 2007, nos Estados Unidos – se apresentou em outubro de 2014, na Ópera de Arame.

O show contou com as figuras mais conhecidas do coletivo, incluindo o veterano Grandpa Elliot, de Nova Orleans. Eles interpretaram hinos da música pop como “Get Up, Stand Up”, de Bob Marley e Peter Tosh, e “Stand By Me” – canção de Ben E. King conhecida na voz de figuras como John Lennon.

“Eles tocaram a melhor versão ao vivo de ‘Stand By Me’ de todos os tempos”, lembra o produtor musical Mark Johnson, um dos fundadores do Playing For Change, em entrevista por e-mail à Gazeta.

Show

O CD e o DVD “Playing For Change Band – Live In Brazil” podem ser encontrados em sites de livrarias brasileiras. O trabalho também pode ser comprado no site do projeto, playingforchange.com, por US$ 11,99 (áudio) e US$ 13,99 (vídeo).

O repertório, que passeia por ritmos como o reggae, a rumba e a salsa, segue o caráter multiétnico da PFC Band: enquanto Grandpa Elliot e o surinamês criado na Holanda Clarence Bekker cantam standards da soul music norte-americana, a cantora sul-africana Titi Tsira dá voz a uma canção de seu país, “Pata Pata”.

“Chamamos [o tipo de música que fazemos] de Reggae Rumba Zulu Blues com muita alma [soul]”, brinca Johnson. “Misturamos estilos de todos os dez países que compõem a banda. Acreditamos que a world music acontece quanto o mundo faz música junto”, diz o produtor.

“Cada músico da banda sabe que é parte de algo maior que qualquer pessoa ou estilo musical, e que representa um mundo sem divisões, racismo e preconceito. É uma banda global que não tem ego, só talento”, diz.

Curitiba

A escolha de Curitiba para a gravação veio depois de a cidade sediar a maior edição do PFC Day em todo o mundo, em 2014. “O Brasil é um lugar muito especial para o Playing For Change. Tocamos no país mais que em qualquer outro no mundo”, diz o produtor.

“Tivemos a oportunidade de tocar na Ópera de Arame e levantar fundos para uma nova unidade do programa PFC Music em Curitiba, então estamos orgulhosos de retribuir”, explica Johnson.

A capital paranaense será a sede do 11.º projeto sócio musical do Playing For Change, que tem programas em países como Gana, Mali, Ruanda, África do Sul, Tailândia e Nepal. A escola de música em Curitiba funcionará no bairro do Cajuru.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.