Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
música

Blindagem comemora 40 anos em show com orquestra

Ícone do rock de Curitiba, banda se apresenta na Ópera de Arame

Músicas novas estarão no repertório do grupo. | Luiz Costa/Divulgação
Músicas novas estarão no repertório do grupo. (Foto: Luiz Costa/Divulgação)

Patrimônio do rock local, a banda Blindagem comemora 40 anos de estrada com dois shows especiais na Ópera de Arame, em Curitiba, neste sábado (17) e domingo (18). A formação original do grupo (Paulo Juk, Pato Romero, Paulo Teixeira, Alberto Rodriguez e Rodrigo Vivasz, que assumiu os vocais após a morte de Ivo Rodrigues, em 2010) irá dividir o palco com a companhia Ópera Orchestra Curytiba. A regência será do maestro Alessandro Sangiorgi.

Confira o serviço completo no Guia

“Foram feitos alguns ajustes em músicas antigas. Procuramos fazer versões diferentes para aproveitar a participação da orquestra”, diz Paulo Juk. Além das conhecidas “Gaivota”, “Operário Padrão” e “Malandrinha”, há novas músicas no repertório. “Temos material inédito do Ivo [Rodrigues] e do Paulo Leminski”, conta o baixista. As composições serão lançadas em um LP em vinil e em CD até o fim do ano. O álbum com nove músicas irá se chamar “O Equilibrista”.

Com quatro décadas de vida, a Blindagem acompanhou de camarote as mudanças da indústria fonográfica e também da cena musical de Curitiba. Para Juk, a grande vantagem hoje é a forma de divulgação, que não depende exclusivamente de rádios e televisão. Ao mesmo tempo, diz, é tudo “muito mais efêmero”, e consolidar a carreira tornou-se mais complicado. O auge da banda foi na década de 1980, quando assinou contrato com a gravadora Continental para lançar seu disco homônimo, que continha a música “Marinheiro”, de Ivo Rodrigues e Paulo Leminski.

O segredo para a longevidade, diz Juk, é um respeito mútuo entre os integrantes da banda. “Gostamos do que fazemos e sempre tomamos decisões em conjunto. Mesmo no tempo do Ivo, nunca ouve um líder”, conta Juk, lembrando a máxima de que fazer parte de banda (por tanto tempo) é como estar num casamento sem sexo.

Ópera

A Ópera Orchestra Curytiba foi criada em 2014, com o objetivo de democratizar a música clássica na cidade. A estreia foi no primeiro semestre deste ano. “A Blindagem representa como ninguém o rock curitibano e será uma honra para a nós participar das comemorações de 40 anos da banda”, explica o diretor-geral da companhia, Rogério Mendes Júnior.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros