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Clássica

Coro da Camerata canta comédia madrigalesca em concerto cênico

Cantores vão interpretar “La Barca di Venetia per Padova”, do italiano Adriano Banchieri, acompanhados por atores e instrumentos de época

A adaptação se inspira no universo da commedia dell’arte. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
A adaptação se inspira no universo da commedia dell’arte. (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta uma adaptação cênica da obra “La Barca di Venetia per Padova” nesta sexta, sábado e domingo (dia 10, às 20h, e dias 11 e 12, às 18h30), na Capela Santa Maria.

Trata-se de um conjunto de madrigais do compositor italiano Adriano Banchieri (1568-1634). O pano de fundo dos madrigais é uma viagem de barco entre Veneza e Pádua, na Itália, rota comum na época da obra. Originalmente, cinco cantores – cada um representando um dos passageiros da embarcação – se alternavam entre os 20 madrigais.

Na apresentação da Camerata, a obra foi adaptada para o coro, que será acompanhado por mais dois atores, Marcelo Leonel Felczak e Wenry Martiliano Bueno, convidados para interpretar pequenos narrativos escritos por Roberto Innocente, que assina a direção cênica do concerto.

“Com obras em italiano, há sempre o problema de o público não entender o que está sendo dito. Pensamos em colocar dois atores, que acabam sendo dois passageiros a mais na barca, para explicar o que está sendo cantado”, diz o diretor.

A adaptação se inspira no universo da commedia dell’arte, que nasceu na região da rota da barca e se tornou uma grande influência cultural na época da composição. A apresentação encerra o Festival Mia Cara Curitiba.

Comédia madrigalesca

A regente do coro, Mara Campos, explica que, diferentemente da ópera, que tem uma estrutura narrativa definida, a “comédia madrigalesca” de Adriano Banchieri é melhor descrita como uma coletânea de madrigais – formato popular na época do compositor.

“É um apanhado de madrigais, ligados a uma mesma ideia, que era apresentado com participação de atores, bailarinos, instrumentistas. Hoje, se assemelharia mais a um musical”, compara.

A obra será executada com arranjos para instrumentos tradicionais do período renascentista e barroco, como cravo e viola da gamba.

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