• Carregando...

Depois de sair de cena por meio século, as guitarras cigar boxes acabaram se tornando cultuadas. Há vários sites na internet dedicados ao tema – como o Cigar Box Nation – e há quem jure que elas serão a próxima onda depois do ukelele.

“Hoje, a guitarra cigar box é mais popular do que jamais foi na Era da Depressão, quando surgiu pela primeira vez. Milhares e milhares de pessoas estão construindo instrumentos caseiros. Eu realmente acredito que isso vai eclipsar o movimento ukelele. Ela só está começando a emergir como o próximo grande instrumento”, diz o músico Shane Speal, que assina uma coluna de música “faça você mesmo” (ou em inglês do it yourself – DIY) na revista especializada “Guitar World” e é considerado o maior agitador da onda cigar box nos EUA.

Faça uma guitarra você mesmo – ou peça para José Cechin fazer

Artesão curitibano se dedica a construir guitarras com caixas de charuto. Comum nos EUA até os anos 1940, instrumento vive redescoberta

Leia a matéria completa

Para ele, a tendência é uma reação ao excesso de tecnologia e de produtos chineses baratos na vida dos americanos, além de uma resposta “real” à música artificializada das rádios – e uma alternativa em tempos econômicos difíceis. “A cigar box guitar nos permite desconectar, voltar a uma época mais simples e descobrir uma forma de arte que é acessível ao homem comum”, diz, em entrevista por e-mail à Gazeta do Povo.

Paul McCartney usou uma que ganhou do amigo Johnny Depp em “Cut Me Some Slack”, faixa que criou com os membros remanescentes do Nirvana, em 2012. A música ganhou um Grammy de Melhor Canção de Rock em 2014 – feito que Paul atribuiu à guitarrinha que ganhou do ator (outro que volta e meia é visto com uma).

Depp também deu uma a Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, que está usando o instrumento em um disco de country a ser lançado no ano que vem.

A lista inclui outros nomes conhecidos, como Andy Summers (ex-Police), Josh Homme (Queens of the Stone Age), Billy Gibbons (do Z. Z. Top), Paul Simon, Jack White e Keith Richards, dos Rolling Stones.

Esses músicos, naturalmente, usam modelos de ponta, feito por luthiers renomados, como Daddy Mojo e Baratto, cujos preços podem chegar a muitos milhares de dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]