
O pop lírico do trio Il Volo volta a Curitiba neste 1º de maio, no Guairão. Os garotos italianos continuam muito jovens, mas amadureceram um bocado nesses sete anos de fama – desde que despontaram com idades em torno de 15 num programa de calouros do sul da Itália.
Nesse ínterim, mudaram-se para o norte italiano (mais rico) do país, vivem em turnê e não têm mais tanto tempo para estudar música.
No show “Grande amore”, que eles trazem a 15 cidades da América Latina, incluindo Curitiba, figura a música de sucesso que dá nome à turnê e outras 21 canções que incluem hits de álbuns anteriores de gêneros variados – afinal, Il Volo se tornou conhecido pelo uso do crossover, a mistura de estilos, no caso deles, com um verniz operístico.
Quem sabe ainda cantem alguns clássicos do cancioneiro italiano – a exemplo de “O sole mio”, canção que lançou os garotos na primeira aparição na tevê, e sucessos de ícones do país como Lucio Dalla e Pavarotti.
Os tenores Gianluca Ginoble (com mais pinta de galã) e Ignazio Boschetto (aquele mais mudou de compleição desde a descoberta do trio, afinando o rosto) trazem à sonoridade do trio a base pop que dá o tom da música feita por eles.
Mas é o barítono Piero Barone, com seus óculos vermelhos, que confere ao conjunto a sensação de se estar diante de algo semelhante à ópera.
O crossover é assim, algo difícil de definir mas com uma identidade particular. Assista a um dos clipes dos garotos:



