
A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresenta sob regência de Roberto Tibiriçá às 10h30 deste domingo (8), no Guairão.
Na primeira parte, o programa terá a abertura “As Hébridas”, poema sinfônico do compositor alemão Felix Mendelssohn (1809-1847), e o “Concerto para Violino, Op. 47”, de Jean Sibelius (1865-1957), com solo do violinista Nicolas Koeckert.
Alemão de origem brasileira, o premiado solista se apresenta regularmente com orquestras de várias partes do mundo, incluindo as brasileiras Osesp, Sinfônica Brasileira e a Filarmônica de Minas Gerais. O músico tocou pela primeira vez com a OSP em 2011, com regência de Osvaldo Ferreira.
A desafiadora obra de Sibelius é o único concerto (peça para solista e orquestra) do compositor finlandês, mais conhecido por suas sete sinfonias e seus vários poemas sinfônicos baseados na poesia de seu país.
Pastoral
A apresentação fecha com a “Sinfonia N.º 6”, de Beethoven – obra do compositor alemão conhecida como “Pastoral”.
Trata-se de uma das poucas peças de Beethoven do tipo “programático” (que segue uma narrativa). Inspirada na natureza, a sinfonia inclui representações elementos como cantos de pássaros, correntes de água e trovoadas em seus incomuns cinco movimentos (em contraste com os quatro movimentos usuais do período Clássico).
O celebrado maestro Tibiriçá retorna ao Guairão pela segunda temporada consecutiva da OSP. Ele voltou a reger o grupo em 2014, depois de seis anos. Sob sua batuta, a OSP encerrou aquela temporada com a “Nona Sinfonia”, também de Beethoven.



