• Carregando...
Luana Piovani em "A Mulher Invisível", outra aposta nacional de 2009 | Divulgação
Luana Piovani em "A Mulher Invisível", outra aposta nacional de 2009| Foto: Divulgação

Mal começou o ano de 2009 e o cinema nacional já teve seus desejos de sucesso e prosperidade atendidos, com a bilheteria recorde alcançado no lançamento de "Se Eu Fosse Você 2", de Daniel Filho.

A comédia protagonizada por Glória Pires e Tony Ramos, que estreou na primeira sexta-feira do ano, levou cerca de 570 mil espectadores às salas de cinema em seu primeiro fim de semana em cartaz. O número desbancou a estreia de "Carandiru", que até então ostentava a liderança no ranking de bilheteria das produções brasileiras desde 1995, com público em torno de 470 mil.

Mas 2009 ainda promete mais sucessos nacionais nos cinemas. No calendário, cerca de 40 longas-metragens já têm estreia prevista para o ano, entre eles o aguardado "Divã", comédia com Lília Cabral, "A Mulher Invisível", com o par romântico Luana Piovani e Selton Mello, e a sequência "Surf Adventures 2", além de "Os Normais 2", que ainda não tem data de estreia marcada.

Também há o novo filme de José Padilha depois de "Tropa de Elite", intitulado "Garapa", o documentário "Alô Alô Teresinha", de Nelson Hoineff, sobre Chacrinha, e "Jean Charles", de Henrique Goldman, sobre o brasileiro que foi confundido com um terrorista e morto em Londres.

Confira abaixo os destaques do calendário, lembrando que as datas de estreia previstas podem ser alteradas pelas distribuidoras.

"Divã", de José Alvarenga

Lília Cabral protagoniza a comédia, inspirada na peça teatral de sucesso, sobre uma mulher de 40 anos que decide se reinventar.

Previsão de estreia: 20 de março

"A mulher invisível", de Cláudio Torres

O cineasta de "Redentor" faz agora uma comédia romântica cheia de fantasia, protagonizada por Luana Piovani e Selton Mello.

Previsão de estreia: 5 de junho

"Garapa", de José Padilha

Em seu primeiro longa-metragem após o fenômeno "Tropa de elite", o diretor retrata o dia-a-dia de luta contra a fome de três famílias no Nordeste.

Previsão de estreia: 7 de fevereiro

"Alô alô Teresinha", de Nelson Hoineff

O documentário mostra a trajetória de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, um dos maiores fenômenos da televisão brasileira.

Previsão de estréia: agosto

"Todo mundo tem problemas sexuais", de Domingos de Oliveira

O filme reúne pequenas histórias cômicas que giram em torno de questões sexuais, como a impotência, a perversão, a sedução e a homossexuailidade.

Previsão de estreia: 10 de julho

"Rita Cadillac - A lady do povo", de Toni Venturi

O documentário retrata a vida da mais famosa das chacretes, desde sua revelação na televisão às clássicas apresentações em um presídio.

Previsão de estreia: 13 de março

"O Menino da Porteira", de Jeremias Moreira

O longa-metragem traz o cantor Daniel como protagonista e José de Abreu como vilão, numa refilmagem do clássico de 1977.

Previsão de estreia: 6 de março

"Surf Adventures 2 - A Busca Continua", de Roberto Moura

A sequência reúne imagens inéditas de alguns dos melhores surfistas do mundo à procura da onda perfeita. O documentário original é um dos cinco mais vistos do cinema nacional, com público de cerca de 250 mil.

Previsão de estreia: 13 de março

"Jean Charles", de Henrique Goldman

Selton Mello estrela o drama, que conta a história do brasileiro Jean Charles de Menezes, confundido com terrorista e assassinado pela polícia de Londres.

Previsão de estreia: 26 de junho

"O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes", de Walbercy Ribas

A animação traz de volta o protagonista do primeiro filme, que teve uma recepção positiva junto ao público infantil e já foi lançado em mais de dez países.

Previsão de estreia: 9 de janeiro

"Tempos de Paz", de Daniel Filho

O diretor da série "Se eu fosse você" retorna aos cinemas ainda em 2009 com essa produção de época, que também conta com Tony Ramos no elenco.

Previsão de estréia: maio

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]