Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Neil Young lança álbum, prepara turnê, faz livro e ganha filme

o cantor e compositor canadense lançou um novo álbum, "Americana", em que faz uma leitura pessoal de clássicos da música folk

Cantor canadense está em uma fase efervescente da carreira |
Cantor canadense está em uma fase efervescente da carreira (Foto: )

Aos 66 anos, quando muitos colegas já reduziram o ritmo ou saíram de cena, Neil Young está mais ocupado do que nunca. Na terça-feira, o cantor e compositor canadense lançou um novo álbum, "Americana", em que faz uma leitura pessoal de clássicos da música folk. É o primeiro álbum de Young e sua banda Crazy Horse em quase nove anos, e em agosto ele dará origem a uma turnê. Ainda neste mês, o estúdio Sony Pictures Classics lança "Neil Young Journeys", documentário sobre o artista dirigido pelo premiado cineasta Jonathan Demme, e que inclui imagens das duas últimas noites na recente turnê mundial solo de Young. E há ainda seu novo livro, "Waging Heavy Peace", que sai no segundo semestre. Young recentemente falou à Reuters sobre todas essas atividades. P.: "Americana" é uma coleção de canções folclóricas norte-americanas, de "Clementine" e "Oh Susannah" a "This Land Is Your Land". Como você selecionou o material? R.: (Risos) Minha abordagem básica foi: só precisávamos conseguir tocá-las. P.: Ok, digamos assim, o que uniu todas essas diferentes canções? R.: Elas não são o que você pensa que são. Há muito mais nelas do que a forma como as ouvi serem feitas pela primeira vez por aqueles felizes cantores folclóricos. Eles deixaram de fora muitos versos originais, e as canções são muito sombrias e muito mais políticas do que aquilo. Então tentamos criar uma intensidade à altura do original, embora não tenhamos usado as mesmas melodias nem uma estrutura semelhante, exceto pelas letras. Mantivemos as cadências, mas só.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.