Os nerds dominaram o mundo. A tese, defendida por muitos, encontra eco no documentário Suck My Geek, que o Multishow exibe nesta segunda-feira (25), às 21h30. Produzido pelos franceses do Canal +, o filme mostra como os fãs de quadrinhos, ficção científica, bonecos e tecnologia saíram das sombras da discriminação para o topo do hype. Somado a séries como The Big Bang Theory e Greek e ao reality As Gostosas e os Geeks, o programa prova que eles invadiram também a tevê.
A exibição do documentário no canal marca as comemorações do Dia do Orgulho Nerd, uma invenção espanhola que está no calendário da tribo desde 2006 (dia 25 de maio de 1977 foi quando estreou um dos máximos objetos de culto dessa turma, o filme Guerra nas Estrelas). Além do filme, o Multishow vai celebrar a data com uma maratona da quarta temporada de As Gostosas e os Geeks hoje, do meio-dia às 16 horas.
Com linguagem ágil, Suck My Geek vai atrás de marmanjos franceses que vivem fixados na infância. Como na época de meninos, colecionam bonecos e revistas em quadrinhos, usam roupas de seus super-heróis favoritos e enchem as estantes de casa com DVDs de clássicos da ficção científica e animes japoneses. Os entrevistados são desde donos de lojas de HQs, a diretores amadores e críticos de cinema. Como mostra o documentário, a diferença é que, no lugar do preconceito, o grupo hoje é visto com simpatia. E ganhou papéis de destaque.
Para provar sua tese, o filme de Xavier Sayanoff e Tristan Schulmann também ouve nerds e geeks os aficionados por tecnologia, cujo máximo representante é Bill Gates bem-sucedidos e famosos, como os diretores de cinema Kevin Smith (de O Balconista e Procura-se Amy), Sam Raimi (dos filmes da franquia O Homem-Aranha) e Edgar Wright (de Todo Mundo Quase Morto).
Além do programa, os nerds televisivos vão poder se fartar com quatro horas de As Gostosas e os Geeks, reality produzido por Ashton Kutcher, que mostra sete mulheres deslumbrantes e sete homens inteligentes lado a lado, na mesma casa. Os casais passam por uma série de competições para testar suas capacidades intelectuais e sociais, em busca do prêmio de US$ 250 mil. A interação entre as modelos e os garotos tímidos e estudiosos rende alguns dos melhores momentos da atração.
No campo das séries de ficção, a nerdice também está em alta. Em The Big Bang Theory (Warner), dois gênios da física sem o menor talento para a conquista têm suas vidas transformadas quando uma loura fatal se muda para a vizinhança. Centrado no mundo das fraternidades universitárias, Greek (Universal) tem como protagonista o nerd Rusty Cartwright, que, na tentativa de ser popular, entra num desses grupos. Com tantas opções, não vai faltar chance para o espectador que quiser comemorar o dia de amanhã.



