• Carregando...

Três novos lançamentos em CD aproveitam a passagem dos 25 anos do assassinato de John Lennon, ocorrido no dia 8 de dezembro de 1980 em Nova York, por iniciativa de sua viúva, Yoko Ono. Uma coletânea dupla de 38 músicas resume uma carreira solo iniciada em 1970, descontando alguns discos experimentais anteriores. O disco mais político dele, assinado com a mulher Yoko Ono, "Sometime in New York City" (1972), ganha versão remixada e remasterizada, o mesmo com "Walls and bridges" (1974), onde está o único single solo dele a chegar ao primeiro lugar, "Whatever gets you thru the night".

"Sometime" é um disco em que panfletagem política prevalece sobre a qualidade musical. John disse na época que sua intenção foi levar o calor dos fatos para o vinil, numa abordagem jornalística. Ele e Yoko estavam muito envolvidos com a esquerda americana, lado a lado com figuras como Angela Davies e John Sinclair, ambos nomes de canções do disco. A América estava muito polarizada por conta da guerra do Vietnam, o governo de Richard Nixon estava aplicando uma forte repressão contra os manifestantes e John se tornou um dos alvos desta perseguição. Logo ele estaria protestando em causa própria, quando o governo federal o considerou persona non grata a pretexto de condenações por porte de drogas e queria deportá-lo. John lutaria nos tribunais por mais dois anos até conseguir seu visto de permanência.

"Sometime in New York City" , lançado como disco duplo com capa e encarte no formato de um jornal, batia em outros problemas da sociedade em canções como "Woman is the nigger of the world", sobre o preconceito sofrido pelas mulheres, dizia que a sociedade é uma prisão e que era preciso revoltar-se em "Born in a prison", protestava contra a repressão aos rebelados da penitenciária de Attica em "Attica state", solidarizava-se com a Irlanda do Norte em "The luck of the irish" e "Sunday bloody sunday". E trazia uma ilustração do presidente Nixon e do dirigente chinês Mao-Tsé Tung pelados, uma referência à canção "We're all water": "Pode não haver muita diferença entre Nixon e Mao se tirarmos a roupa dos dois".

O que falta em termos artísticos em "Sometime in New York City", sobra em "Wall and bridges", de 1974, um dos três discos gravados por ele durante o chamado "final de semana perdido", o ano e pouco em que ficou separado de Yoko Ono e morando na Califórnia.

O disco tem um tom melancólico, com canções que refletem a falta que sentia da mulher de sua vida. A mais bandeirosa é "Nobody loves you when you're down and out", uma referência à briga que teve com Yoko e que a levou a mandá-lo se afastar dela por algum tempo, levando como consolo a secretária dela, May Pang, com quem John ficou neste período de um ano e pouco. A canção é lenta com uma interpretação forte e um arranjo um tanto sombrio de sopros. "Ninguém te ama quanto está derrotado/ Já estive do outro lado/ Já te mostrei tudo, nada tenho a esconder/ E você ainda me pergunta se te amo," canta ele.

"# 9 dream", uma balada com cama de sintetizador, tem May Pang no coro. "Bless you" é uma comovente balada jazzy com um sensível piano de Ken Ascher. Mas ele também agita com o funkão "What you got", a instrumental " "Beef Jerky" e o sucesso "Whatever gets you through the night", com participação de Elton John. Nas faixas bônus,Yoko incluiu "Ya ya", uma brincadeira com John ao piano e vocais e Julian Lennon, filho do primeiro casamento de John, na bateria. E ainda uma entrevista de Lennon sobre o disco e uma versão ao vivo de "Whatever gets you thru the night" cantada por Lennon em participação num show de Elton.

A coletânea dupla "Working class hero: the definitive Lennon" contém faixas dos oito LPs lançados por Lennon e de alguns póstumos. Incluindo o oportuno "Happy Xmas (War is over)" a mensagem originalmente escrita pra o natal de 1969, quando eles colocaram outdoors em diversas capitais do mundo com o slogan "A guerra acabou - se você quiser" ("War is over - If you want it")."Power to the people", "Give peace a chance", "Working class hero" e "Imagine" também são da fase política do casal. Uma curiosidade é "Real love", a gravação original de John incluída na "Anthology 2", dos Beatles, com um arranjo gravado por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. John também fazia belas canções de amor, como provam "Love", "Oh my love", "Woman", "Jealous guy" e "Nobody loves you (When you're down and out)".

A carreira solo de John Lennon compreende oito discos, excluindo três experimentais e um ao vivo lançados quando ainda estava nos Beatles e os álbuns póstumos lançados por Yoko: "Plastic Ono Band" (1970),"Imagine" (1971), "Sometime in New York City" (1972), "Mnd games" (1973), "Walls and bridges" (1974), "Shaved fish" (coletânea de singles - 1975), "Rock'n' roll (clássicos do rock - 1975) e "Double fantasy" (1980).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]