
Três novas edições do programa Som Brasil, da Rede Globo, saem em DVD pela Globo Marcas e pela Som Livre. As homenagens a Paulinho da Viola, que foi ao ar em 2009, e a Chico Buarque e Marcos Valle, exibidas em 2010, somam-se ao catálogo da série, que já lançou no formato os programas de Milton Nascimento, Ivan Lins, Vinicius de Moraes, Alceu Valença e Moraes Moreira.
A homenagem a Paulinho da Viola teve participação do próprio músico, além do cantor e violinista Alfredo Del Penho, da cantora paulistana Fabiana Cozza, da banda Pedro Luís e a Parede, da Velha Guarda da Portela e de Beatriz Faria, filha de Paulinho. No repertório estão músicas como "Coração Leviano" e "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", interpretadas pelo próprio compositor, além de "Sinal Fechado" e "Dança da Solidão".
A edição de Chico Buarque, que não participou do programa, teve a participação de Cauby Peixoto, Miúcha, Renato Godá, da goiana Maria Eugênia e da banda vocal feminina Mulheres de Hollanda, além de Aleh e Bibi Ferreira. Estão no DVD sucessos como "Samba do Grande Amor", "Quem Te Viu, Quem Te Vê" e "Roda Viva".
Marcos Valle, considerado um dos principais representantes da segunda geração da bossa nova, foi homenageado pelas cantoras Monique Kessous e Tulipa Ruiz e pelo cantor Jair Oliveira, além de haver participações de Zélia Duncan (em "Preciso Aprender a Ser Só") e dos músicos Kassin e Domenico (em "Azimuth").
Programa
O Som Brasil, dirigido por Luiz Gleiser e apresentado por Patrícia Pillar, homenageou cerca de 40 compositores desde a primeira temporada, que foi ao ar em 2007. Além do apanhado da obra de grandes compositores, o programa abre espaço para artistas emergentes, ainda desconhecidos da maior parte do público. O que desagrada é o horário de exibição do programa, que vai ao ar depois do Programa do Jô, geralmente entre 1h30 e 2 horas da madrugada de sábado.
Essa foi a preocupação de Valle de acordo com o próprio músico, talvez o homenageado que mais tenha insistido para que sua edição saísse em DVD. "Achei que o público seria muito reduzido, mas muita gente viu e comentou comigo nas ruas. Apesar disso, eu sabia que havia muitas outras pessoas que queriam ter visto", diz.
"Os convidados são todos excelentes músicos. Além disso, o programa teve muito cuidado com a mixagem", explica Valle. "Por isso fiquei na pressão para lançar. Achava que tinha qualidade e seria um registro muito importante em DVD da minha música. Não só por ser minha, mas por ser revisitada por esse pessoal talentoso", diz o músico.





