• Carregando...
 | /
| Foto: /

Um dos destaques deste Festival de Teatro são espetáculos que inovam no formato, e é o caso de Numax Fagor Plus, que teve a primeira apresentação na quinta-feira (2) e será apresentado nesta sexta (3), com ingressos esgotados.

PROGRAME-SE

Numax Fagor Plus

Teatro do Paiol (Lgo. Guido Viaro, s/nº), (41) 3213-1340. Direção de Roger Bernat. Espanha. Dia 3 às 21 horas. Ingressos esgotados. Classificação indicativa: 14 anos.

Numa tenda montada no “quintal” do Teatro do Paiol, duas fileiras de espectadores se olhavam. Em cada lateral, monitores de tevê. Uma atriz inicia a sessão, que “reencena” uma assembleia de trabalhadores de Barcelona ocorrida em 1978. O evento ficou célebre devido a um filme realizado durante o debate dos funcionários, que decidiram sobre o futuro da empresa que havia iniciado um processo de demissões em massa.

Em Curitiba, 2015, os monitores de tevê passam a exibir frases usadas durante aquela assembleia, com rubricas como “trabalhadora de cabelo curto diz:...”. Com esse estímulo, o público passou a encenar por si mesmo as falas, esquentando a diversão que rapidamente tomou conta do recinto.

Uma segunda sessão de trabalhadores, filmada em 2014, também foi reencenada, incluindo bate-boca e dança no final. Um pouco de absurdo (o nonsense da vida real?) ajudou a arrematar o espetáculo, que teve pouquíssima interferência do diretor espanhol Roger Bernat. Ele pareceu satisfeito ao final com seus “atores” improvisados.

A experiência não apenas diverte, mas transporta a plateia para uma realidade nem sempre conhecida, da luta sindical. As rubricas verdadeiras mostram preocupações individuais e coletivas e o problema do efeito manada, quando os ânimos se esquentam.

A sessão curitibana era formada majoritariamente por gente da classe teatral, que naturalmente assumiu os papeis propostos pelos monitores. No meio houve também participações de leigos, e essa diversidade trouxe um colorido para a noite fria na tenda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]