Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

O aqui-e-agora ou nada

O jornalista Marcio Reinecken estréia na literatura com um livro de 13 contos sobre impasses contemporâneos | Estelle Flores/Divulgação
O jornalista Marcio Reinecken estréia na literatura com um livro de 13 contos sobre impasses contemporâneos (Foto: Estelle Flores/Divulgação)
 |

1 de 1

A supervelocidade da difusão dos fatos, a necessidade de tomar decisões, a impossibilidade de adiar respostas e outras nuances do tempo presente, no qual parece não haver mais espaço para não fazer nada.

Tudo isso, e bem mais, foi processado, digerido e reelaborado literariamente por Marcio Reinecken, de 35 anos, e está nas páginas de Você Está Aqui ou não Está em Lugar Nenhum. O livro, a estréia literária do autor, traz 13 contos que dialogam entre si. Muito mais do que apenas pelas "histórias", mas sobretudo pela linguagem, as narrativas conversam entre si, pulsando o tempo todo.

"Você está parado no meio de um quarto bagunçado ou não está em lugar nenhum. (...) Você está sentado no sofá da sala. Você sorri, pois sabe que não está em outro lugar. Você está aqui." Assim enuncia a voz narrativa do texto que empresta o título ao livro. A prosa de Reinecken, rápida, quer acompanhar a pulsação perceptível do planeta neste caótico século 21. As repetições e eventuais lacunas que os contos apresentam, por exemplo, são intencionais. "A vida é repetitiva. E as lacunas do texto têm a ver com a impossibilidade de se concluir assuntos e mesmo de fechar todas as portas que abrimos no cotidiano", diz o escritor, jornalista da Gazeta do Povo.

Reinecken enfatiza que, muito mais do que apenas contar "histórias" (que, entre as suas variações, são limitadas e se repetem), ele focou energia em busca da elaboração de uma linguagem, a mais adequada possível ao conteúdo sobre o qual ele reflete – as inquietações do humano em meio a um mundo em permanente mutação e turbulência.

"E, pensando bem, mais do que contar algo, o que importa é o 'como' contar. Apostei todas as fichas nisso", diz. O trabalho teve início há 14 anos.

Ele deixou a sua Pelotas (RS) natal em 1994 com o sonho de se tornar escritor e publicar um livro. Fixou residência em Curitiba e decidiu trilhar as veredas jornalísticas para aprimorar a escrita e armazenar experiência de vida. Trabalha na Gazeta do Povo há oito anos e durante essa temporada já passou pelas editorias de Economia e Cidades (atual Vida & Cidadania). Hoje está no Esporte. "Conheci o mundo por meio do jornalismo."

Fez neste ano a cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim (China) e já esteve a trabalho em países como México, Colômbia e Peru. "Isso ampliou os meus horizontes e me ajudou a entender ainda mais o ser humano." Reinecken considera que este livro encerra um ciclo. "Não vejo a hora de começar um novo ciclo. E um novo livro."

Serviço

Marcio Reinecken autografa Você Está Aqui ou Não Está em Lugar Nenhum (Edição Independente, 95 págs.) R$ 14. Fnac (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, lj.101). Às 19h30. Entrada franca. Mais informações (41) 2141-2000.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.