• Carregando...
Meryl Streep se emociona ao receber o Oscar de melhor atriz | REUTERS/Gary Hershorn
Meryl Streep se emociona ao receber o Oscar de melhor atriz| Foto: REUTERS/Gary Hershorn

Lista dos ganhadores do Oscar 2012

FilmeO Artista

DireçãoMichel Hazanavicius (O Artista)

AtorJean Dujardin (O Artista)

AtrizMeryl Streep (A Dama de Ferro)

Ator coadjuvanteChristopher Plummer (Toda Forma de Amor)

Atriz coadjuvanteOctavia Spencer (Histórias Cruzadas)

Roteiro adaptadoOs Descendentes

Roteiro originalMeia-Noite em Paris

Filme em língua estrangeiraA Separação (Irã)

AnimaçãoRango

MaquiagemA Dama de Ferro

EdiçãoMillennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Trilha sonoraO Artista

Direção de arteA Invenção de Hugo Cabret

FotografiaA Invenção de Hugo Cabret

FigurinoO Artista

Canção originalOs Muppets

Edição de somA Invenção de Hugo Cabret

SomA Invenção de Hugo Cabret

Efeitos visuaisA Invenção de Hugo Cabret

Curta-metragem de animaçãoThe Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Curta-metragemThe Shore

DocumentárioUndefeated

Documentário em curta-metragemSaving Face

Se o Oscar fosse uma partida desportiva, ela teria terminado em empate: 5 x 5. Mas, na grande festa do cinema norte-americano, é considerada vencedora a produção que ganha as cobiçadas estatuetas de melhor filme e direção. Nesse caso, O Artista bateu A Invenção de Hugo Cabret no domingo (26).

Mudo, em preto e branco e francês, O Artista é uma obra anômala no cenário hollywoodiano, apesar de, ironicamente, ser uma homenagem a ele. Talvez por conta desse estranhamento que causou desde sua primeira exibição, no Festival de Cannes de 2011, suas chances de triunfo tenham sido anabolizadas, por conta do sempre poderoso trabalho de divulgação e lançamento, promovido por seus distribuidores no mercado norte-americano, os astutos irmãos Weinstein.

» Live blogging: saiba como foi a premiação

» Fotos: veja imagens da cerimônia

» Oscar 2012: saiba mais sobre os indicados a melhor filme

A estratégia de vender à crítica o filme de Michel Hazanavicius como "a grande novidade do ano" foi convincente. O Artista triunfou na temporada de prêmios, ganhou o Globo de Ouro, o Bafta (o Oscar britânico), o Indepedent Spirit Awards e até mesmo o César, maior premiação do cinema em sua terra natal. E chegou ao Oscar como franco favorito, dando a estatueta de melhor ator ao pouco conhecido Jean Dujardin, que vive em O Artista o astro do cinema mudo que vê sua carreira destruída com a chegada dos filmes sonoros. A produção ganhou ainda os prêmios de melhor trilha sonora e figurino.

A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, superior a O Artista, venceu em cinco categorias, todas técnicas: fotografia, efeitos visuais, som, edição de som e direção de arte.

Jejum

O momento mais emocionante da noite foi, sem dúvida, o anúncio do prêmio de melhor atriz. Depois de um jejum de 30 anos, Meryl Streep venceu a terceira estatueta de sua carreira por seu desempenho como a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Ela não era a favorita: muitos apostavam na vitória de Viola Davis, por Histórias Cruzadas.

Visivelmente emocionada, Meryl, indicada 17 vezes ao prêmio, disse que provavelmente não vencerá outra vez. Mas não contem com isso.

De Histórias Cruzadas, quem acabou vencendo foi Octavia Spencer, na categoria de melhor atriz coadjuvante, por seu trabalho como uma empregada negra hostilizada pela patroa branca no Mississippi dos anos 60.

O canadense Christopher Plummer, aos 82 anos, tornou-se o ator mais idoso a vencer uma estatueta. O astro de A Noviça Rebelde foi aplaudido de pé ao ser escolhido como o melhor coadjuvante por Toda forma de Amor, em que vive um homem que assume sua homossexualidade depois da morte da esposa.

Os Descendentes, de Alexander Payne, venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado e Meia-noite em Paris deu a Woody Allen sua terceira estatueta de melhor roteiro original – as outras foram por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Hannah e Suas Irmãs.

Confirmando seu favoritismo, A Separação, do iraniano Asghar Farhadi, venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Sem Brasil

A canção "Real in Rio", da animação Rio, de Carlos Saldanha, escrita pelos brasileiros Sergio Mendes e Carlinhos Brown, e pela americana Siedah Garrett, perdeu para "Man or Muppet", do filme Os Muppets, do neozelandês Bret McKenzie.

» Veja fotos do Oscar 2012

Voltar

» Saiba como foi o live blogging durante a premiação

Voltar

» Oscar 2012: saiba mais sobre os indicados a melhor filme

Voltar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]