Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
DVD

O barra-pesada Chuck Palahniuk

Inspirado em livro do escritor norte-americano, Choke – No Sufoco conta a história de um viciado em sexo em busca de suas origens

Brad William Henke e Sam Rockwell: viciados em sexo buscando a recuperação e um sentido para suas vidas | Fotos: Divulgação
Brad William Henke e Sam Rockwell: viciados em sexo buscando a recuperação e um sentido para suas vidas (Foto: Fotos: Divulgação)
Clark Gregg: agente da S.H.I.E.L.D. |

1 de 1

Clark Gregg: agente da S.H.I.E.L.D.

Faça um esforço. Puxe pela memória. Em Homem de Ferro, lembra o ator que faz o agente da S.H.I.E.L.D. que aparece duas ou três vezes ao longo do filme e faz contato com Tony Stark (Robert Downey Jr.)? Não? No seriado The New Adventures of Old Christine, exibido pelo Warner Channel, o mesmo ator faz o ex-marido da personagem-título, vivida por Julia Louis-Dreyfus, a Elaine de Seinfeld. As referências ajudaram?

Clark Gregg é um ator coadjuvante com cara de cínico que, como era de se esperar, ganha sempre papéis coadjuvantes interpretando gente cínica. Porém, sua filmografia inclui algumas surpresas. Hoje com 46 anos, ele teve sua primeira experiência atrás das câmeras como corroteirista de Segunda Chance (2000), drama com Michelle Pfeiffer e Harrison Ford.

Depois desse filme, não teve nenhum outro roteiro filmado. Demorou quase uma década para fazer uma nova investida e lançar Choke – No Sufoco, desta vez como roteirista e diretor. Ele não pensou pequeno e se propôs a uma tarefa complicada– adaptar o livro de Chuck Palahniuk. O filme chega agora direto em DVD no Brasil.

O único sujeito que teve cacife para encarar Palahniuk foi David Fincher, diretor de Clube da Luta (1999), um filme controverso, do tipo que as pessoas amam e odeiam – e, às vezes, amam odiando.

Palahniuk é difícil porque suas histórias são barra-pesada e retratam toda sorte de gente insana, carente e viciada. Sem mencionar que o estilo é escatológico e não se importa de ser grotesco. Num de seus contos, por exemplo, publicado na antologia Assombro (Rocco), um sujeito costuma ter prazer com a bomba de sucção da piscina até o dia em que ela acaba sugando suas entranhas (dica: não foi pela boca).

Sem a mesma pegada de Fincher, Choke – No Sufoco conta a história de Victor Mancini, um ator de quinta categoria viciado em sexo que tem uma mãe no hospital psiquiátrico, sofrendo o que o médico diagnosticou como Alzheimer. O protagonista é vivido por Sam Rockwell, de O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005), enquanto a mãe é uma chance de rever a atriz Anjelica Huston, hoje com 57 anos.

Victor cresceu achando que seu pai foi embora para viver na Escandinávia, mas desconfia que existe mais sobre o passado que a mãe tenta revelar e não consegue. Toda vez que vai visitá-la no hospital, ela o confunde com advogados já mortos.

Ao mesmo tempo que busca detalhes sobre sua origem, ele tenta controlar o vício em sexo, frequentando um grupo de apoio – o que remete ao personagem de Clube da Luta, que ia a todos os "anônimos" que pudesse encontrar para poder falar de si, ser abraçado e chorar.

Victor vai ao grupo de viciados em sexo com o seu melhor amigo que sofre do mesmo problema. Este amigo e a médica Paige Marshall (Kelly Macdonald) devem ajudá-lo a descobrir o segredo que a mãe resiste em contar.

Órbita

A parte do sexo aparece toda vez que Victor reencontra uma mulher com quem já dormiu. Como ele deu um jeito de pegar todas aquelas em sua órbita (colegas de trabalho, internas e pacientes do hospital), as cenas de sexo são muitas, apesar de breves.

A parte grotesca tem a ver com o título. Victor engasga de propósito em restaurantes para sensibilizar as pessoas e, se der, arrancar um dinheiro das mais solícitas. Em um adjetivo, Choke é um filme estranho. GGG

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.