
Berlim O ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, do cineasta paulista Cao Hamburguer, representará o Brasil na seleção oficial do 57.º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), e disputará o Urso de Ouro de melhor filme da mostra, que começa hoje e se estenderá até o próximo dia 18. Desde 1998, quando Central do Brasil, de Walter Salles, ganhou o Urso de Ouro e Fernanda Montenegro, o prêmio de melhor atriz, o Brasil não tinha um representante na categoria principal do festival.
Rodado na vizinhança judaica do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias conta a tocante história de um garoto, filho de militantes de esquerda, que se vê obrigado a contar com a ajuda de estranhos quando o pai e a mãe são obrigados a fugir da repressão imposta pela ditadura militar. O longa-metragem, que fez 350 mil espectadores no Brasil, tem como pano de fundo a Copa do Mundo de 1970.
Edith Piaf
Entre os destaques desta edição do Festival de Berlim estão a presença maciça de estrelas de Hollywood, o trágico retrato cinematográfico La Môme La Vie en Rose, sobre a cantora Edith Piaf, e uma grande variedade de filmes relacionados a problemas do mundo contemporâneo. "O Festival de Berlim sempre foi e é um festival político e, por isso, entre os filmes escolhidos para esta edição está a produção americana Bordertown, de Gregory Nava, com Jennifer López e Antonio Banderas, sobre o assassinato de mais de 500 trabalhadoras mexicanas em Ciudad Juárez", disse o diretor da mostra, Dieter Kosslick. Vale lembrar que a brasileira Sonia Braga também está no elenco.
"Por isso o filme foi incluído na seleção principal, para disputar o Urso de Ouro e os Ursos de Prata, e para que este escândalo se esclareça de uma vez por todas", continua Kosslick. Jennifer López e Antonio Banderas estarão em Berlim para apresentar o filme.
Banderas também exibirá, na mostra Panorama da Berlinale, Englishmen Road, seu segundo filme como diretor.
Hollywood
A Berlinale deste ano vai exibir cerca de 400 filmes, entre eles cem estréias mundiais. Dos 26 filmes em concurso, dois deles são da América Latina: O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias e o argentino El Outro, de Ariel Rotter.
Como não poderia deixar de acontecer, Hollywood terá presença maciça na mostra alemã. Acompanhado do protagonista Matt Damon, Robert De Niro apresentará o filme de suspense O Bom Pastor, sua segunda produção como diretor, depois de Desafio no Bronx.
Clint Eastwood exibirá em caráter hors-concours o drama bélico indicado ao Oscar de melhor filme Cartas de Iwo Jima, segunda parte de seu "díptico" sobre a sangrenta batalha na ilha do Pacífico, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Steven Soderbergh apresentará, por sua vez, O Segredo de Berlim, com George Clooney no papel de um jornalista norte-americano na Alemanha do pós-guerra. Clooney, no entanto, não poderá comparecer ao festival porque está rodando outro filme.
Entre as musas da meca do cinema americano aguardadas em Berlim, Sharon Stone virá para a primeira exibição de When a Man Falls in the Forest, de Ryan Esslinger. Judi Dench e Cate Blanchett estarão presentes para a exibição hors-concours da produção britânica Notas sobre um Escândalo, de Richard Eyre, sobre um amor impossível entre duas mulheres. As duas também concorrem ao Oscars de melhor atriz e coadjuvante, respectivamente.
França
A França estará muito bem representada na mostra oficial, cujo programa inclui ainda Ne Touche pas la Hache, de Jacques Rivette, com Jeanne Balibar e Guillaume Depardieu; Les Temoins, de André Techiné, com Michel Blanc e Emmanuelle Béart; e Angel, de François Ozon, com Romola Garai, Sam Neill e Charlotte Rampling.
O cineasta americano Arthur Penn, de 84 anos, diretor de Bonnie & Clyde Uma Rajada de Balas, seu grande sucesso, mas também de O Milagre de Anne Sullivan e Caçada Humana, entre outros, será homenageado com o Urso de Ouro honorário pelo conjunto de sua obra cinematográfica.



