Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fotografia

O Brasil visto por Marc Ferrez

Exposição reúne no Museu Oscar Niemeyer 75 imagens registradas pelo fotógrafo carioca no século 19

Imagem da construção de um viaduto na estrada de ferro Curitiba-Paranaguá em 1884 | Marc Ferrez/Acervo Intituto Moreira Salles/Divulgação
Imagem da construção de um viaduto na estrada de ferro Curitiba-Paranaguá em 1884 (Foto: Marc Ferrez/Acervo Intituto Moreira Salles/Divulgação)
Fotografia mostra o Corcovado, no Rio de Janeiro, visto de uma praia em Niterói |

1 de 3

Fotografia mostra o Corcovado, no Rio de Janeiro, visto de uma praia em Niterói

Foto de uma criança indígena tirada em 1879 |

2 de 3

Foto de uma criança indígena tirada em 1879

Montagem da exposição com as obras de Marc Ferrez no MON |

3 de 3

Montagem da exposição com as obras de Marc Ferrez no MON

Em uma época remota, quando o ato de fotografar exigia conhecimentos científicos de quem manuseava o pesado e rudimentar equipamento de captação de imagens, o fotógrafo carioca de origem francesa Marc Ferrez (1843-1923) foi o responsável por retratar o Brasil. Trabalhando para o Império Brasileiro, Ferrez acompanhou a construção de estradas de ferro pelo país, integrou a comissão geológica imperial, que era comandada pelo geólogo e geógrafo canadense Charles Frederick Hartt, e percorreu os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e parte da Região Amazônica, sendo o primeiro a fotografar os índios botocudos no interior baiano. Ferrez também guardou para a posteridade a evolução urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Uma amostra do acervo do fotógrafo faz parte da exposição O Brasil de Marc Ferrez – Fotografias do Acervo do Instituto Moreira Salles, que abre hoje, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer (MON). São 75 imagens registradas entre 1860 e 1920 e que fazem parte do acervo de quase 5,5 mil fotografias de Ferrez mantido pela instituição – que percorre todo o período de atividade do fotógrafo, do Império até a República, incluindo originais de sua primeira fase de atuação, de 1867 a 1873. A inauguração da mostra terá entrada gratuita e visita guiada pelo curador da exposição e coordenador da área de fotografia do Instituto Moreira Salles, Sergio Burgi.

"As imagens de natureza de Ferrez, em conjunto, compõem um poderoso mosaico das riquezas e dos potenciais naturais do país, sejam as paisagens marinhas realizadas na Baía de Guanabara ou em outros locais da costa atlântica brasileira, sejam as de serras, montanhas, matas e cachoeiras em torno da cidade do Rio de Janeiro", afirma Burgi.

O curador lembra ainda que Ferrez foi um fotógrafo que inovou tecnologicamente, usando câmeras que possibilitavam a captação de imagens panorâmicas. "Ferrez é o único no Brasil do século 19 a fazer de seu trabalho documental e de paisagem uma atividade exclusiva e rentável durante mais de 50 anos", conta Burgi. O fotógrafo foi representante no Brasil dos produtos criados pelos irmãos Auguste e Louis Lumière.

A exposição O Brasil de Marc Ferrez – Fotografias do Acervo do Instituto Moreira Salles fica em cartaz no MON até 7 de julho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.