"Batman - O Cavaleiro das Trevas", filme que contou com o elogiado coringa de Heath Ledger, já bateu vários recordes (de bilheteria) nos 18 dias em que está em cartaz em todo o mundo, mas não deve alcançar a marca de Titanic, maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos.
Segundo o site MSNBC, apesar do longa ter alcançado o recorde de maior arrecadação na madrugada de estréia (U$ 18 milhões), a maior bilheteria de uma sexta-feira (U$ 67 milhões) e o maior fim de semana de estréia (U$ 158 milhões), os críticos acreditam que o filme, que já arrecadou U$ 400 milhões, não deve passar os U$ 600 milhões de Titanic.
O segundo lugar a figurar na lista é o filme Star Wars, que teve três lançamentos (em 1977, 1982 e 1997), e alcançou a marca de U$ 460 milhões, ou apenas 76% do total de Titanic.
Os números representam apenas a bilheteria dos Estados Unidos, e quando são levados em conta os valores globais, a marca fica ainda mais inatingível. Titanic arrecadou U$ 1.8 bilhões em todo o mundo, e apenas sete filmes alcançaram metade deste valor. O mais próximo é "Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", que chegou a U$ 1.1 bilhões, apenas 60% da marca do Titanic. A explicação seria a de que fãs são fãs, mas não há nada como garotas adolescentes para irem várias e várias vezes ao cinema assistir ao Leonardo DiCaprio.
Outro fator que é levado em consideração é a questão da inflação. Com os valores ajustados, Titanic nem chega a ser o filme que mais arrecadou em toda a história. O pódio ficaria com "E O Vento Levou", com a marca de U$ 1.4 bilhões Titanic, nesta lista, fica apenas em sexto lugar. Antes dele, figuram na lista "Os Dez Mandamentos", "ET: O Extraterrestre", "A Noviça Rebelde" e "Star Wars" em segundo.
A inflação seria ainda responsável por mascarar o fato de que as pessoas não vão ao cinema tanto quanto iam anos atrás. No livro "The Big Picture", de Edward Jay Epstein, o autor conta que cerca de 4.7 bilhões de entradas para o cinema foram vendidas nos Estados Unidos em 1947. Em 2003, o valor foi de apenas 1.57 bilhões.
Atualmente, há inúmeras formas de se assistir a um filme, tanto na televisão, aluguel de DVDs, ou até na própria Internet. Com isso, fica cada vez mais difícil para os estúdios encontrarem uma forma de medir a popularidade de suas obras. A bilheteria no cinema é apenas a ponta do iceberg.
Desta forma, "O Cavaleiro das Trevas" não tem a menor chance de superar "E o Vento Levou" no ranking ajustado pela inflação. O longa do Batman tem, no entanto, a chance de superar "Shrek 2", e se tornar desta forma o filme mais popular da década.
Com relação à bilheteria mundial, a questão não é se "O Cavaleiro das Trevas" pode superar a marca de U$ 1.8 bilhões de Titanic, mas sim se o filme consegue chegar até a metade. Nenhum outro filme que tem um super-herói como protagonista conseguiu alcançar esta meta. O mais alto é "Homem Aranha 3", que arrecadou U$ 890 milhões em todo o mundo. Para isso, ainda falta que "Batman" consiga arrecadar U$ 554 milhões fora dos Estados Unidos atualmente, a marca está em U$ 202 milhões.
Comente: Em sua opinião, qual dos filmes é o mais popular da história, "Titanic" ou "E O Vento Levou"? Além disso, você acha que "Batman - Cavaleiro das Trevas" bate o filme estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio? Deixe o seu comentário abaixo.





