Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

“O Cavaleiro das Trevas” não deve ultrapassar marca de Titanic

Apesar de todo hype em torno do sucesso do novo longa do Batman, filme tem poucos espectadores “repetidos”, o que faz com que a marca de U$ 600 milhões fique mais longe

Titanic é o filme mais visto de todos os tempos - tanto na bilheteria americana quanto mundial |

1 de 2

Titanic é o filme mais visto de todos os tempos - tanto na bilheteria americana quanto mundial

2 de 2

"Batman - O Cavaleiro das Trevas", filme que contou com o elogiado coringa de Heath Ledger, já bateu vários recordes (de bilheteria) nos 18 dias em que está em cartaz em todo o mundo, mas não deve alcançar a marca de Titanic, maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos.

Segundo o site MSNBC, apesar do longa ter alcançado o recorde de maior arrecadação na madrugada de estréia (U$ 18 milhões), a maior bilheteria de uma sexta-feira (U$ 67 milhões) e o maior fim de semana de estréia (U$ 158 milhões), os críticos acreditam que o filme, que já arrecadou U$ 400 milhões, não deve passar os U$ 600 milhões de Titanic.

O segundo lugar a figurar na lista é o filme Star Wars, que teve três lançamentos (em 1977, 1982 e 1997), e alcançou a marca de U$ 460 milhões, ou apenas 76% do total de Titanic.

Os números representam apenas a bilheteria dos Estados Unidos, e quando são levados em conta os valores globais, a marca fica ainda mais inatingível. Titanic arrecadou U$ 1.8 bilhões em todo o mundo, e apenas sete filmes alcançaram metade deste valor. O mais próximo é "Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", que chegou a U$ 1.1 bilhões, apenas 60% da marca do Titanic. A explicação seria a de que fãs são fãs, mas não há nada como garotas adolescentes para irem várias e várias vezes ao cinema assistir ao Leonardo DiCaprio.

Outro fator que é levado em consideração é a questão da inflação. Com os valores ajustados, Titanic nem chega a ser o filme que mais arrecadou em toda a história. O pódio ficaria com "E O Vento Levou", com a marca de U$ 1.4 bilhões – Titanic, nesta lista, fica apenas em sexto lugar. Antes dele, figuram na lista "Os Dez Mandamentos", "ET: O Extraterrestre", "A Noviça Rebelde" e "Star Wars" em segundo.

A inflação seria ainda responsável por mascarar o fato de que as pessoas não vão ao cinema tanto quanto iam anos atrás. No livro "The Big Picture", de Edward Jay Epstein, o autor conta que cerca de 4.7 bilhões de entradas para o cinema foram vendidas nos Estados Unidos em 1947. Em 2003, o valor foi de apenas 1.57 bilhões.

Atualmente, há inúmeras formas de se assistir a um filme, tanto na televisão, aluguel de DVDs, ou até na própria Internet. Com isso, fica cada vez mais difícil para os estúdios encontrarem uma forma de medir a popularidade de suas obras. A bilheteria no cinema é apenas a ponta do iceberg.

Desta forma, "O Cavaleiro das Trevas" não tem a menor chance de superar "E o Vento Levou" no ranking ajustado pela inflação. O longa do Batman tem, no entanto, a chance de superar "Shrek 2", e se tornar desta forma o filme mais popular da década.

Com relação à bilheteria mundial, a questão não é se "O Cavaleiro das Trevas" pode superar a marca de U$ 1.8 bilhões de Titanic, mas sim se o filme consegue chegar até a metade. Nenhum outro filme que tem um super-herói como protagonista conseguiu alcançar esta meta. O mais alto é "Homem Aranha 3", que arrecadou U$ 890 milhões em todo o mundo. Para isso, ainda falta que "Batman" consiga arrecadar U$ 554 milhões fora dos Estados Unidos – atualmente, a marca está em U$ 202 milhões.

Comente: Em sua opinião, qual dos filmes é o mais popular da história, "Titanic" ou "E O Vento Levou"? Além disso, você acha que "Batman - Cavaleiro das Trevas" bate o filme estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio? Deixe o seu comentário abaixo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.