
Rio de Janeiro - Todo mundo sabia que isso um dia iria acontecer, mas ninguém, na verdade, estava preparado: na próxima sexta-feira, chega ao fim Cordel Encantado. A novela, que conquistou o público em 144 capítulos ao longo dos últimos meses, registrou média de 30 pontos, com 55% de share , ainda reserva aos telespectadores muita emoção. Segundo as autoras Thelma Guedes e Duca Rachid, o último capítulo vem repleto de surpresas. E, claro, cheio de finais felizes, para deleite de quem está em casa.
"Com certeza teremos alguns casamentos e personagens grávidas", brinca Duca. Os românticos podem suspirar, já que depois de todos os percalços ao longo da novela, Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin) ficam juntos. As autoras, no entanto, fazem um certo mistério quanto ao destino dos pombinhos: no cangaço ou no palácio.
No mesmo clima de surpresa, a dupla de autoras deixa no ar o final de Herculano (Domingos Montagner). Afinal, o másculo chefe dos cangaceiros fica com Benvinda (Claudia Ohana), mãe de Jesuíno, ou com Úrsula (Débora Bloch), sua amante?
Mas calma, leitores, que a felicidade vai acompanhar muitos casais da novela. Dora (Nathalia Dill) e Felipe (Jayme Matarazzo) terminam juntos, assim como Inácio (Maurício Destri) e Antonia (Luiza Valdetaro), Bel (João Miguel) e Penelope (Paula Burlamaqui) e Neusa (Heloisa Perissé) e Quiquiqui (Marcelo Novaes). Quanto ao delegado Batoré, vivido por Osmar Prado, ele fica mesmo com rainha Helena (Mariana Lima), de quem se aproximou no decorrer dos capítulos.
Juntos, rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Maria Cesária (Lucy Ramos) voltarão para Seráfia já que, segundo Duca, é um desejo do público ver a cozinheira no poder. Já o caso entre a primeira-dama Ternurinha (Zezé Polessa) e Zóio-Furado (Tuca Andrada) vai render. Os amantes terão um final "louco e inesperado".
Escolha difícil
E quanto a Florinda (Emanuelle Araújo)? Será que ela vai se entregar de vez ao polêmico romance com Petrus (Felipe Camargo) ou vai priorizar a vontade dos filhos e voltar para o marido, Zenóbio (Guilherme Fontes)? Para a atriz Emanuelle Araújo, essa é uma difícil decisão a ser tomada. "Não gostaria que ela fizesse nada que a deixasse frustrada depois. Espero que ela não seja apenas racional, mas que seja corajosa: aja com o coração", pondera.
Depois das investidas e das armações de Vicentina Celeste (Mayana Neiva), o barbeiro Farid (Mouhamed Harfouch) fica mesmo é com Bartira (Andréia Horta), que perdoa a infidelidade do marido ao ouvi-lo dizer à atriz que ela Bartira é o amor de sua vida. O polígamo, então, desiste da vida de caixeiro-viajante e abre um salão em Brogodó, onde vai trabalhar ao lado da mulher. "Acho que a Bartira sempre se colocou como a mulher que mais amava o Farid. Gostei que eles ficam juntos", afirma Harfouch.
Vilão
Um dos personagens mais odiados da novela, Timóteo (Bruno Gagliasso) pagará por tudo o que fez ao longo da história. Mas antes de ter um castigo merecido à altura de suas maldades, ele ainda apronta pra cima de Carlota (Luana Martau), que dá à luz um filho do coronelzinho. Porém, o menino será criado por Fausto (Renato Góes). E o trio será feliz. Já de Timóteo não se pode dizer o mesmo. "Ele terá talvez o único final possível para ele", entrega a coautora Duca Rachid.
E o arrependimento não será necessário para o general Baldini (Emilio de Melo) receber um perdão. Ele irá para Seráfia, onde vai ser julgado, principalmente por ter ajudado Úrsula a manter Petrus na masmorra preso a uma máscara de ferro por vinte anos.
Para Thelma, os tantos elogios recebidos pela novela são o resultado de um casamento feliz com a diretora Amora Mautner e a equipe de produção. Além disso, a autora afirma saber que as tramas de época e as histórias açucaradas fazem sucesso no horário das seis.
"Através de pesquisas, conseguimos saber do que o público gosta de ver e nosso objetivo foi passar um momento de sonho. Mas o mais importante é a que a gente sempre fez o melhor", pontua ela, que rebate as críticas sobre a "barriga" da trama nestes últimos capítulos: "Sempre vai haver críticas, o público é muito exigente, quer sempre mais".




