Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sintonia fina

O fim de uma épica jornada adolescente

Smallville, seriado sobre um personagem de HQ de maior longevidade, chega ao fim nesta quarta-feira | Divulgação
Smallville, seriado sobre um personagem de HQ de maior longevidade, chega ao fim nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Na próxima quarta-feira chega ao fim Smallville, o seriado televisivo de maior longevidade baseado em um personagem de histórias em quadrinhos. O último episódio do programa será exibido em um especial de duas horas pelo canal pago Warner Channel, a partir das 20 horas. Em suas dez temporadas, a série mostrou a juventude de um ícone cultural norte-americano: Superman.Na trama, Clark Kent (Tom Welling) é um adolescente que precisa se adaptar ao colégio, escondendo que na verdade é um alienígena com superpoderes. Quando criança, ele foi encontrado por seus pais adotivos em uma nave espacial após uma chuva de meteoros. Nos primeiros anos do seriado, o mesmo evento que trouxe o herói à terra, semanalmente lhe rendia um inimigo psicótico.

Por ter sempre um "monstro da semana", o formato inicial de Smallville acabou apresentando vários elementos de programas como Além da Imaginação e Arquivo X. O retrato adolescente da série, por sua vez, também aproximava a narrativa de soap operas adolescentes como Dawsons Creek e a versão original de Barrados no Baile.

Essa salada de gêneros foi uma das principais características do seriado nos dez anos que esteve no ar. Em certos momentos, os episódios tendiam para a ficção científica e para alegorias sobre o bem vencer o mal. Em outros, descambava para o melodrama com o protagonista chorando por seu primeiro amor, Lana Lang (Kristin Kreuk).

A série se modificou conforme o personagem foi crescendo – e precisou sair do colégio e começar a trabalhar. É possível observar, no entanto, que o tema essencial de Smallville sempre foi a aceitação. Clark Kent precisava aceitar seu papel na terra como salvador, assim como seu melhor amigo, Lex Luthor (Michael Rosenbaum), precisava abraçar seu lado sombrio.

A relação entre os futuros inimigos, aliás, foi o grande triunfo do programa. Em cada cena que os personagens dividiam, o espectador podia sentir a tensão presente no diálogo – pois todos sabiam que os dois acabariam se tornando oponentes. Quando o intérprete de Lex Luthor anunciou que iria deixar o seriado no fim da sétima temporada, os fãs ficaram preocupados.

A verdade é que após pouco mais de cinco anos repetindo a mesma fórmula, Smallville perdeu o fôlego e precisou se reinventar. A saída do grande vilão de Superman levou a série para uma nova direção, pois precisava concluir a transformação de Clark Kent. Nos últimos anos, a narrativa passou a se focar no relacionamento do protagonista com Lois Lane (Erica Durance) e com outros heróis da DC – editora que publica as HQs do personagem nos EUA – como o Arqueiro Verde, Flash, Aquamen e Canário Negro, entre outros.

Apesar da proximidade ainda maior com o universo do Homem de Aço, o programa reservou os símbolos mais importantes do herói para os últimos 20 minutos do episódio final. O voo e o uniforme surgem na tela para completar a saga do personagem criado há mais de 70 anos pelos cartunistas Jerry Siegel e Joe Shuster. O resto é história (mesmo que seja em quadrinhos).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.