Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Televisão

O grande desafio de viver “a mocinha”

A atriz curitibana Adriana Birolli tenta fazer o Brasil esquecer da malvada Isabel com Patrícia, a protagonista jovem da novela Fina Estampa

A curitibana Adriana Birolli está empolgada com a possibilidade de contracenar com atores que admira | Divulgação/Rede Globo
A curitibana Adriana Birolli está empolgada com a possibilidade de contracenar com atores que admira (Foto: Divulgação/Rede Globo)

Entre Isabel e Patrícia, existe Adriana Birolli. A curitibana, que aos 24 anos já é dona de um Gralha Azul, prêmio máximo do teatro curitibano, por seu desempenho em Manual Prático da Mulher Desesperada, hoje enfrenta um desafio e tanto: fazer o Brasil acreditar que pode desempenhar o papel da protagonista jovem, a famosa "mocinha", da novela das nove da Rede Globo.

Encarar, em Fina Estampa, a sensata e emotiva estudante de Psicologia Patrícia, filha dos ricaços René (Dalton Vigh) e Teresa Cristina (Christiane Torloni) – e namorada enganada do estudante de Medicina pé-rapado Antenor (Caio Castro) –, pode ter sido uma jogada de mestre para Adriana. Mas é, sobretudo, um lance arriscado.

Há dois anos, em Viver a Vida, de Manoel Carlos, ela despertou a ira do Brasil como a ciumenta, temperamental e ardilosa Isabel, irmã da modelo Luciana (Alinne Moraes), a filha favorita de Marcos (José Mayer e Lília Cabral), que fica tetraplégica na trama. Sem papas na língua e escandalosa, a personagem foi, ao mesmo tempo, um presente e um tormento para Adriana, até então um rosto desconhecido. "Muita gente ainda acha que eu sou a Isabel", contou a atriz, por telefone, à reportagem da Gazeta do Povo, referindo-se a olhares de antipatia e comentários maldosos na internet que recebe até hoje por conta do papel, também responsável por lhe dar o Prêmio Contigo de atriz revelação. "Foi uma chance incrível, uma personagem muito rica, complexa."

Por isso, quando o teledramaturgo Aguinaldo Silva, autor de Fina Estampa, ligou, no fim do ano passado, para lhe falar de Patrícia, dizendo que ele a queria no papel, a ideia de viver uma jovem tão distinta de Isabel lhe pareceu uma perspectiva interessante. Era a oportunidade de provar que não é atriz de uma personagem só.

"Estou amando fazer a novela, que é um sucesso de audiência e me dá a oportunidade de trabalhar com profissionais que eu admiro muito", diz, referindo-se aos experientes Christiane Torloni, Dalton Vigh, Marcelo Serrado e, é claro, à atriz principal da novela, Lília Cabral, que interpreta a faz-tudo Griselda, sua ex-futura sogra em Fina Estampa. "É e sempre vai ser uma honra e um privilégio trabalhar com a Lília, uma atriz genial e muito generosa."

Quanto ao futuro de Patrícia, Adriana, que hoje em dia mora em Ipanema, mas afirma "morrer de saudade de Curitiba" e de seus amigos na cidade, diz saber muito pouco. "Sei que o relacionamento dela com o Antenor ainda vai render muitas reviravoltas. Ele é uma personagem sensível, boa, mas também é forte, determinada. Vamos ver o que acontece."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.