• Carregando...

A história do jovem Werther contada ao contrário. É o que propõem os paulistas da Companhia Teatro Viajantes com a peça Werther de Goethe.

O livro escrito pelo escritor alemão em 1774 descreve a paixão avassaladora de Werther por Carlota, esposa de Alberto. A dor do amor não correspondido leva o jovem ao fim trágico, o suicídio.

Assim começa a montagem da dupla Celso Cruz (diretor) e Marcos Suchara (ator) – justamente no momento em que Werther resolve se matar com um tiro na cabeça. O desenrolar do espetáculo se dá a partir da perspectiva de um "pós-suicida" que faz a releitura de seus devaneios, desesperadamente, em busca da serenidade.

No cenário, apenas o ator e iluminação fixa. O texto ganha vida na interpretação de Suchara, que alcança o objetivo que havia sido traçado pela dupla. Simplesmente fazer com que o espectador sinta as emoções de Werther, que são descritas em profundidade nas palavras de Goethe. "A intenção é que a peça sensibilize o espectador da mesma forma com que a obra de Goethe toca", sintetiza o ator.

Os últimos trabalhos de Cruz e Suchara têm apresentado justamente a ausência de elementos em cena para que o ator possa explorar mais o texto. Ou seja, ser cada vez mais expressivo.

Estruturada como monólogo, Suchara domina a técnica e envolve o espectador nas memórias e desilusões do jovem Werther. "A relação direta com o espectador abre a possibilidade de dar vazão a essência da emoção da personagem."

Esse clássico da literatura mundial, que marcou o início do Romantismo, já foi encenado pela dupla há oito anos. Em uma versão bem diferente, Werther na Veia, tendo como base a música pop. A proposta de reencená-lo veio à tona, mas agora com outra roupagem, deixando Werther voltar ao limbo de seu sofrimento pelo inalcançável amor de Carlota, mas desta vez buscando uma alento para acalmar sua alma. GGGG

Serviço: Werther de Goethe. Mini-Guaíra (R. Amintas de Barros, s/n.º), (41) 3222-2628. Hoje, às 22 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]