Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Shopping centers

O lugar em que o cidadão é só consumidor

Pesquisadora compara os centros comerciais aos condomínios fechados; ambos são fenômenos da sociedade atual

 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
(Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Alamedas, comércio, praças de alimentação e espaços de convivência. A estrutura dos shoppings centers recria os centros das grandes cidades – sob a proteção de um espaço coberto, com temperatura controlada, segurança, limpeza e conforto. Um movimento que, na opinião da professora de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Olga Firkowski contribuiu para a degradação dos centros tradicionais.

"Em Curitiba, por exemplo, a época em que a Rua XV era referência para o consumo ficou para trás. Pelo menos para a classe média. As grandes lojas estão hoje nos shoppings. E muitas que ficaram no Centro se adaptaram, mudaram de perfil e de público", diz. Olga lembra ainda o caso dos cinemas de rua. "Quantos ainda existem em Curitiba? E quem os frequenta?"

Proteção

Para a professora Valquíria Padilha, doutora em Sociologia, os malls criaram dois tipos de cidade: a de "dentro" e a de "fora". A cidade de fora, tradicional, tem divergências, chuva e pobreza. "Já na cidade protegida, você não precisa esbarrar com coisas que não te agradem."

Assim como em outros países onde é grande a desigualdade social e econômica, a violência urbana acentua o declínio dos espaços públicos, e leva as pessoas aos espaços "protegidos", como os shoppings.

"Mas o que acontece no Brasil é uma grande confusão entre o público e o privado. E não se pode tratar um shopping como um ambiente público. Ele tem um dono, um administrador, responsável por garantir toda essa segurança."

Valquíria questiona a capacidade de sociabilizar desses espaços. Para ela, à medida que trocam o espaço público pelos shopping centers, as pessoas se resumem ao papel de consumidor, perdendo o de cidadão. "Mas há outros fenômenos da sociedade atual que contribuem para essa perda, como os condomínios fechados."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.