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O MON pelo avesso

Como o maior museu do Paraná funciona por dentro? Ao conhecermos os bastidores de algumas exposições, descobrimos que funcionários trabalham de domingo a domingo. E que a reserva técnica e o laborátorio de conservação são o pulmão e o coração daquele

 | Daniel Castellano /Gazeta do Povo
(Foto: Daniel Castellano /Gazeta do Povo)
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A exposição:Frida Kahlo – As Suas Fotografias, exposição inaugurada dia 17 de agosto de 2014 no MON, teve público recorde no dia da abertura: em três horas (19h às 22h) passaram pelo espaço mais de 1,2 mil pessoas. Até o fim de setembro, 90 mil pessoas viram a exposição. A mostra foi prorrogada até o dia 30 de novembro |

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A exposição:Frida Kahlo – As Suas Fotografias, exposição inaugurada dia 17 de agosto de 2014 no MON, teve público recorde no dia da abertura: em três horas (19h às 22h) passaram pelo espaço mais de 1,2 mil pessoas. Até o fim de setembro, 90 mil pessoas viram a exposição. A mostra foi prorrogada até o dia 30 de novembro

O museu possui 12 salas expositivas e a cada ano são realizadas mais de 20 mostras. No único dia em que não é aberto ao público (segunda-feira), a equipe de limpeza trabalha para manter tudo nos trinques |

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O museu possui 12 salas expositivas e a cada ano são realizadas mais de 20 mostras. No único dia em que não é aberto ao público (segunda-feira), a equipe de limpeza trabalha para manter tudo nos trinques

Limpeza de uma das maquetes da mostra Tupi or Not Tupi |

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Limpeza de uma das maquetes da mostra Tupi or Not Tupi

No detalhe: técnico trabalha em escultura de Erbo Stenzel |

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No detalhe: técnico trabalha em escultura de Erbo Stenzel

Humberto Imbrunisio, responsável pelo acervo do MON, se dedica à obra Amor à Primeira Vista, escultura de Maria Bonomi |

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Humberto Imbrunisio, responsável pelo acervo do MON, se dedica à obra Amor à Primeira Vista, escultura de Maria Bonomi

Taffarel Romulo e Stefanie Hasscao, técnicos do MON, preparam para embalar a obra Tempos Transversos, de Guita Soifer |

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Taffarel Romulo e Stefanie Hasscao, técnicos do MON, preparam para embalar a obra Tempos Transversos, de Guita Soifer

Depósito ao lado da marcenaria |

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Depósito ao lado da marcenaria

Giomar Guandahim, marceneiro do MON |

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Giomar Guandahim, marceneiro do MON

É tudo branco na reserva técnica, área que guarda peças bidimensionais |

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É tudo branco na reserva técnica, área que guarda peças bidimensionais

Reserva técnica |

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Reserva técnica

As peças de menor dimensão são guardadas em caixas especiais |

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As peças de menor dimensão são guardadas em caixas especiais

Sala reservada do acervo tridimensional |

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Sala reservada do acervo tridimensional

No acervo, a temperatura é controlada eletronicamente. Está sempre entre 20 e 22 graus |

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No acervo, a temperatura é controlada eletronicamente. Está sempre entre 20 e 22 graus

Humberto Imbrunisio, responsável pelo acervo do MON |

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Humberto Imbrunisio, responsável pelo acervo do MON

Sala reservada do acervo bidimensional |

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Sala reservada do acervo bidimensional

Na área de serviços, uma funcionária prepara o material que será utilizado na limpeza |

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Na área de serviços, uma funcionária prepara o material que será utilizado na limpeza

Funcionários da segurança fazem uma pausa para o almoço |

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Funcionários da segurança fazem uma pausa para o almoço

Humberto Imbrunisio (MON) e Patricia Guilhoto (Itaú Cultural) inspecionam peças da exposição Tupi or not Tupi. Aqui,

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Humberto Imbrunisio (MON) e Patricia Guilhoto (Itaú Cultural) inspecionam peças da exposição Tupi or not Tupi. Aqui,

Detalhes são importantes: Humberto Imbrunisio faz o laudo técnico de uma obra |

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Detalhes são importantes: Humberto Imbrunisio faz o laudo técnico de uma obra

O centro de documentação e referência possui um acervo de quase 8 mil publicações e periódicos para pesquisa. O acesso à biblioteca é gratuito e os usuários recebem acompanhamento especializado |

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O centro de documentação e referência possui um acervo de quase 8 mil publicações e periódicos para pesquisa. O acesso à biblioteca é gratuito e os usuários recebem acompanhamento especializado

A equipe de transporte embala O Impossível, obra de 1940 da artista Maria Martins |

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A equipe de transporte embala O Impossível, obra de 1940 da artista Maria Martins

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Desmontagem da exposição Tupi or not Tupi |

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Desmontagem da exposição Tupi or not Tupi

Frida Kahlo está em Curitiba e, até 30 de novembro, sua residência é o Museu Oscar Niemeyer (MON). A exposição Frida Kahlo – As Suas Fotografias traz retratos da artista, e também de sua família e amigos. Mas a pergunta, hoje, é: como um museu se prepara para receber uma exposição assim, de proporções astronômicas? A reportagem teve acesso a áreas então restritas ao público – somente funcionários e técnicos circulam por alguns destes espaços.

Em seus 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva – a maior da América Latina –, dezenas de funcionários trabalham de domingo a domingo. Dedicam-se à segurança, à limpeza, à curadoria. À documentação e a atividades educativas e de entretenimento. Pede-se discrição. Tudo para que o público se sinta à vontade.

Estes funcionários estão nos salões, escritórios e galpões que ficam atrás das portas em que você lê "acesso exclusivo para funcionários". Ao atravessar estas portas, surgem enormes corredores iluminados com luzes fluorescentes. Aí, os departamentos: relações públicas, diretoria, serviços de limpeza, segurança, laboratório técnico, marcenaria, refeitório...

Um dos mais importantes é a reserva técnica, separada em dois grandes salões – bidimensional e tridimensional – ambas com climatização controlada eletronicamente. Segurança é imprescindível: o acervo do MON possui mais de 3,4 mil peças. São obras dos paranaenses Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Othake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros. Todas as obras são armazenadas seguindo critérios museológicos internacionais.

O laboratório de conservação e restauro é fundamental. Todas as obras que pertencem ao museu passam por este departamento. Lá, elas são analisadas minuciosamente e embaladas antes de seguirem para a reserva técnica. Estes dois espaços possuem acesso controlado, mesmo para funcionários do museu. Este é o avesso do MON, explicitado agora em fotos.

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