
David Shields criou um livro sobre sua vida polvilhado de cultura de almanaque. Ou fez o inverso? Não importa, A Única Certeza da Vida É Que Um Dia Você Vai Morrer pegou dois gêneros mais vendidos, memória e ciência (do tipo "for dummies", acessível para todos os públicos), e criou um híbrido.
No início, a narrativa causa estranheza e alguns capítulos não fazem sentido, mas, com o tempo, você se acostuma com as mudanças abruptas de assunto ou os números envolvendo pesquisas científicas e estatísticas. Shields é capaz de passar uma página listando os percentuais de gordura de meninos e meninas, caminhando para o que parece ser uma discussão sobre como as mulheres amadurecem mais rápido do que os homens mas não em todos os aspectos , porém, terminada a digressão sobre gordura, ele engata um episódio sobre o pai, quando este era técnico de basquete e se envolveu num atropelamento junto com os jogadores do time. O que uma coisa tem a ver com a outra? Pois é, nada.
O texto simpático do autor torna a leitura divertida, mas ele não dá sinais de que sabe para onde está indo. A afirmação do título está ali por mera retórica e as informações são enfileiradas para mostrar o que acontece com o corpo humano em cada uma das fases da vida.
Há ainda a relação com o pai e Shields não tem problema em admitir as dificuldades que tem para lidar com a influência paterna. O homem, com 97 anos à época do lançamento do livro nos Estados Unidos, é descrito pelo filho como um sujeito aficionado por exercícios físicos, obcecado com saúde, disposto a combater o tempo e a decadência do corpo usando todas os recursos disponíveis. A vitalidade do pai nonagenário humilha a disposição do filho, mais interessado em atividades sedentárias do que em qualquer outra coisa. Essa teria sido uma das frustrações do patriarca da família Shildkrout: sonhar com um filho esportista, atleta de beisebol ou de basquete, e terminar com um filho cronista esportivo.
A favor de Shields, está uma lista grande e variada de referências mais ou menos populares. O escritor é capaz de citar o romancista sul-africano J. M. Coetzee, de Densonra, que aparece inclusive na epígrafe "Que, então, isto é tudo o que significa estar vivo: estar preparado para morrer", e, páginas depois, usar uma frase impagável da comediante Lily Tomlin, que ficou famosa nos anos 1980 por contracenar com Steve Martin no filme Um Espírito Baixou em Mim. Lily disse o seguinte: "A linguagem foi inventada devido à enorme necessidade humana de reclamar". Shields cita a frase falando do pai.
Aliás, a pendenga com o velho Shildkrout é escancarada já no prefácio, intitulado "Carta a Meu Pai". "Vamos dar início à briga", escreve Shields, "as histórias dele contra as minhas". Só essa carta vale o livro.
Poucas vezes alguém foi capaz de resumir de maneira tão simples e afetuosa uma relação entre pai e filho. Shields, abismado diante da disposição do pai, diz a ele que precisa aceitar a morte, a que o nonagenário responde para o filho: "aceite a vida".
A Única Certeza da Vida É Que Um Dia Você Vai Morrer tem bons momentos, um deles fala sobre como se dá a atração entre homens e mulheres pesquisas comprovam que ambos os sexos sentem atração por vozes graves, por exemplo, algo a ver com testosterona, bom desempenho sexual e genes bons. No papel de ensaísta, Shields tem um interesse quase obsceno em curiosidades típicas de um desses programas bizarros do Discovery Channel. Uma dessas curiosidades fala do quanto situações de risco compartilhadas são favoráveis ao amor e à paixão. Isso acontece, explica o autor, porque "a liberação de hormônios do estresse ativa o sistema neuroquímico do cérebro que cria laços de atração".
A biografia de David Shields cita colaborações frequentes para revistas literárias como The Believer e McSweeneys Quarterly Concern, além de trabalhos para sites de informação, entre eles, Salon e Slate. O humor de Shields é bastante comum nesses veículos. Algo entre o infantil e o espertinho, o ingênuo e o nerd. É um estilo que pode cansar um pouco, mas, se for lido em doses adequadas (nunca mais de 50 páginas num dia), é muito mais envolvente do que os livros que abordam curiosidades científicas numa série de perguntas e respostas na linha Por Que os Homem Têm Tetas? e Por Que os Homens Dormem Depois do Sexo? GG1/2
Serviço
A Única Certeza da Vida É Que Um Dia Você Vai Morrer, de David Shields. Intrínseca, 272 págs., R$ 29,90.



