
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes no ano passado e sucesso entre os críticos de cinema, o filme Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, será exibido pela primeira vez em Curitiba hoje, às 19h30, em essão única, na Cinemateca. A projeção do longa-metragem, dirigido pelo tailandês Apichatpong Weerasethakul, é parte da programação da Mostravídeo Itaú Cultural que, neste mês, tem como tema "Lembrar e Esquecer com o Cinema".
O filme conta a história de um senhor que passa seus últimos dias de vida em uma floresta, cercado de pessoas que o amam e dos fantasmas daqueles que o amaram. Segundo o curador deste mês, João Dumans, o diretor é um realizador intrigante e que tem trazido ao cinema várias contribuições do ponto de vista estético e narrativo. "Uma questão clara é a fragmentação narrativa em seus filmes, onde as diferentes histórias não são ligadas linearmente, mas se comunicam".
Este é o segundo filme do tailandês a integrar o projeto. No ano passado, foi exibido Misterioso Objeto ao Meio-dia, a primeira obra do cineasta. "Fizemos essa escolha porque ele é um diretor contemporâneo muito ativo e que tem despertado interesse na crítica e nos festivais. Como existe uma certa resistência no circuito comercial, onde esses filmes chegam atrasados e não são discutidos como deveriam, achamos pertinente fazer esse lançamento", diz Dumans.
Sensibilidade
De acordo com o curador, quem conhece a obra do cineasta deve observar que algumas questões como uma forte ideia espiritual se repetem, ou seja, não é uma obra nova para quem já acompanha a trajetória do tailandês. "Em seus filmes, a relação entre humanos com a natureza e o ambiente é muito abordada. Isso faz com que seja criada uma relação sensorial com o espectador, com uma ideia do fantástico muito presente". João Dumans destaca outros pontos fortes do filme de Weerasethakul, como o cuidado formal com as imagens e a trilha sonora.
Serviço:
Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas. Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174), (41) 3321-3252. Hoje, às 19h30. Entrada franca. Classificação indicativa: 14 anos.



