
A expressão hakuna matata, na língua africana suaíli, quer dizer "não há problemas". Também é o título de uma das canções da premiada trilha sonora de O Rei Leão. Problema, no entanto, tem sido encontrar nas lojas uma cópia em DVD do filme, considerado um divisor de águas na história da animação, mas esgotado há bastante tempo depois de chegar ao mercado em 2004, numa edição limitada em comemoração aos seus dez anos.
Lançado em 1994, o longa-metragem foi o último clássico dos estúdios Walt Disney a ser realizado quase integralmente por meio da técnica tradicional, com desenhos feitos à mão, em 2D, na era pré-Pixar, estúdio com o qual o império do Mickey Mouse se associou para produzir e lançar Toy Story, em 1995.
Passados 17 anos desde que chegou aos cinemas, para fazer quase US$ 784 milhões de bilheteria em todo o mundo, os personagens Simba, Mufasa, Nala, Timão e Pumba este dois últimos intérpretes da música "Hakuna Matata" estão de volta. E, de certa forma, repaginados. Em 26 de agosto, chega às salas brasileiras, por duas semanas, a versão em 3D de O Rei Leão. Logo em seguida, em 28 de setembro, o filme, em sua "Versão Diamante" (remasterizada e repleta de extras), será relançado em DVD e também ganhará edições especiais em Blu-ray e Blu-ray 3D, tornando-se um dos primeiros grandes lançamentos mundiais no formato tridimensional para uso doméstico.
Bob Chapek, presidente de distribuição do The Walt Disney Studios, "o formato em 3D permite ao espectador mergulhar nos cenários épicos de O Rei Leão e se ver cara a cara com os adorados personagens." Inspirado em Hamlet, de Shakespeare, a animação conta a história de Simba (dublado por Matthew Broderick), filhote do leão Mufasa (James Earl Jones), rei dos animais, que é assassinado em uma emboscada planejada pelo próprio irmão, Scar (Jeremy Irons). Cabe, então, ao herdeiro reconquistar, com a ajuda de seus amigos, o trono e vingar a morte do pai.
O lançamento marca a primeira vez que o filme estará disponível de alguma forma desde 2004, quando O Rei Leão foi lançado em DVD em edição limitada e há anos esgotada no mercado.
Quando lançado em 1994, o filme ganhou ganhou o Oscar de melhor trilha sonora original (de Hans Zimmer) e canção original ("Can You Feel the Love Tonight?", de elton John e Tim Rice), e também levou o Globo de Ouro nas duas categorias, bem como na de melhor filme (comédia ou musical).
O Rei Leão fez tanto sucesso nos cinemas que acabou inspirando um musical muito popular da Broadway, vencedor do prêmio Tony, dirigido por Julie Taymor (diretora do filme Across the Universe) e com mais canções de Elton John e Tim Rice. A produção atualmente vem sendo apresentada em todo o mundo.





