Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

O Rei Leão volta às telas em 3D

Após ficar órfão, o filhote Simba precisa aprender a ser um leão justo e corajoso, agora em três dimensões | Divulgação
Após ficar órfão, o filhote Simba precisa aprender a ser um leão justo e corajoso, agora em três dimensões (Foto: Divulgação)

É uma incógnita se O Rei Leão (confira trailer, fotos e horários das sessões; atenção à data de validade da programação em cinza) fará sucesso em seu retorno aos cinemas, agora em formato 3D. O filme, lançado originalmente em 1994, permanecerá em exibição por apenas duas semanas, em uma estratégia de marketing que tem como meta principal preparar o mercado para o seu lançamento, no dia 28 de setembro, em vários formatos: blu-ray de alta definição e em 3D (será um dos títulos pioneiros nesse nicho), e também em DVD, uma vez que a animação da Disney está esgotada nas lojas desde 2004.

A dúvida em relação à repercussão de O Rei Leão entre espectadores da nova geração que não o viram na tela grande tem razão de ser. Uma das últimas produções do gênero a ser desenhada à mão, sem o auxílio extensivo da tecnologia digital, o filme, apesar de ter apenas 17 anos, pode parecer antigo aos olhos de espectadores habituados com a técnica sofisticada de sucessos recentes, como Wall-E ou Up – Altas Aventuras.

Além do aspecto tecnológico, O Rei Leão tem outros atributos que talvez o tornem um pouco menos digerível. Aos moldes dos desenhos antigos da Disney, é um musical, característica menos recorrente nos desenhos atuais: as canções da premiada trilha sonora, escritas por Elton John e Tim Rice (os temas incidentais são de Hans Zimmer), são cantadas pelos personagens e integram a narrativa, que não é exatamente leve.

Inspirado pela trama central de Hamlet, clássico de William Sha­­kespeare, O Rei Leão tem como ponto de partida, no entanto, uma tragédia: Mufasa (dublado por James Earl Jones), o rei da selva, é assassinado numa emboscada arquitetada pelo próprio irmão, o sombrio e invejoso Scar (Jeremy Irons), que deseja usurpar-lhe o trono. A sequência da morte do personagem, diante dos olhos incrédulos de seu filhote, Simba (Matthew Broderick), é de uma tristeza talvez apenas igualada pela caça da mãe de Bambi, no clássico de 1942.

Órfão, sem a referência paterna, Simba tem de aprender sozinho a ser o animal soberano, justo e corajoso que seus súditos esperam que ele seja. Conta, como amigos e pais adotivos, com animais menores e bem mais frágeis: Timão, um furão, e Pumba, um javali, que não lhe ensinam a ser um leão, mas a ser bom e justo. Atributos que lhe serão importantes no cumprimento de seu destino e quando tiver de enfrentar Scar, que não sossegará enquanto não eliminar o sobrinho.

A versão em 3D de O Rei Leão que chega hoje aos cinemas de Curitiba é resultado de nove meses de trabalhos extensivos, tanto na transposição para o formato tridimensional quanto na mixagem de som. GGGG

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.