Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relançamento

O resgate da obra de Maysa

Maysa e o filho, Jayme Monjardim Matarazzo | Arquivo
Maysa e o filho, Jayme Monjardim Matarazzo (Foto: Arquivo)

A gravadora Som Livre, que tem o controle do acervo da cantora Maysa Monjardim que estava em poder da gravadora RGE, acaba de relançar quatro álbuns da artista. O relançamento ocorre na esteira da minissérie Maysa – Quando Fala o Coração, dirigida por Jayme Monjardim, filho da intérprete.

Os títulos que ganham pela primeira vez versões em CD : Maysa é Maysa... é Maysa... é Maysa (1959), Voltei, Maysa Canta Sucessos (1960) e Maysa Amor e Maysa (1961). O preço sugerido pela gravadora para cada disco é de R$ 15 cada.

Maysa é Maysa... é Maysa, é Maysa (1959) vai da fossa de "Castigo" e "Só Deus" à delicadeza pré-bossa nova de "Manhã de Carnaval", no auge do sucesso internacional do longa-metragem Orfeu Negro, de Marcel Camus, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e da Palma de Ouro no Festival de Cannes. O álbum também inclui passando o samba "E Daí? (Proibição Inútil e Ilegal)".

Bossa nova

Em Voltei (1960), boleros e sambas-canção dão o tom, mas há certa modernidade nos arranjos e repertório. A bossa nova – da qual ela se aproximaria mais em 1961, com o disco O Barquinho, produzido por Ronaldo Bôscoli – aparece na primeira faixa, "Meditação".

Maysa Canta Sucessos (1960) traz canções famosas com outros cantores, como Elizeth Cardoso, Miltinho e Sylvia Telles. Curiosidade: a letra de "Ternura Perdida" é de Inah Monjardim, mãe de Maysa.

Eclético e internacional na forma – com "I Love Paris" (em inglês), "Quizás, Quizás, Quizás" e "Besame Mucho" (em espanhol); e o clássico da seresta Chão de Estrelas –, Maysa, Amor... e Maysa (1961) é, essencialmente, Maysa pura: sofrimento, paixão e certa malícia.

Cada CD traz um texto de apresentação do pesquisador Rodrigo Faour. Os encartes, porém, são pobres, sem imagens das contracapas originais ou fichas técnicas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.