Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crítica

''O Segredo de Beethoven'' é apenas aspirante a ``Amadeus''

Dona de um currículo que tem filmes aclamados como ``O Jardim Secreto'' e ``Filhos da Guerra'', a produção da diretora polonesa Agnieszka Holland tem sido consideravelmente irregular.

Seu novo filme, ``O Segredo de Beethoven'', que estréia na sexta-feira nos cinemas brasileiros, infelizmente não é uma redenção. Centrado em um relacionamento imaginário entre o maestro e uma jovem aspirante a compositora que passa a trabalhar para ele nos últimos anos de usa vida, o longa não consegue decolar.

E não é por falta de tentativa. Um Ed Harris inicialmente irreconhecível, com lentes de contato escuras e descabelado, usa de um pouco daquela volatilidade de ``Pollock'', enquanto Holland tenta de várias formas dar às sinfonias algum apelo visual.

Mas o resultado é forçado, e sobra apenas um aspirante a ''Amadeus''.

Embora o desempenho de Harris certamente lhe renda alguns prêmios, o filme em si, uma co-produção húngaro-britânica, não deve exercer grande impacto sobre os espectadores.

A história se passa em 1824, e pega o grande Ludwig van B. na véspera da estréia de sua Nona Sinfonia, em Viena. Como ainda tem trechos importantes que ainda não foram transcritos, ele recorre às habilidades de uma estudante de conservatório de 23 anos, Anna Holtz (Diane Kruger).

Sem se deixar intimidar pela reputação do compositor surdo, a ambiciosa Holtz aceita o desafio, e acaba conquistando o respeito e até a admiração do mestre.

O único problema é que a personagem Holtz, do modo como foi escrita pelos roteiristas Christopher Wilkinson e Stephen J. Rivele, é uma composição de várias pessoas que existiram de verdade, e não chega a superar isso para virar alguém real. A atuação de Kruger, desprovida da paixão necessária, também não ajuda, e sem ela não há química entre os dois.

Holland tenta vender Beethoven para a geração MTV com cortes rápidos e uma câmera na mão (talvez para simular o movimento da batuta do maestro?), e tudo acaba parecendo ... orquestrado demais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.