Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sintonia Fina

O segredo do sucesso de Two and a Half Men

No mundo dos seriados americanos, se a audiência não se encanta com a série, ela não passa da primeira temporada. A fórmula do sucesso, se existe, não é fácil de enxergar. Por exemplo: tenta-se colocar pessoas bonitas (como em Friends), mas nem sempre funciona (caso de Lipstick Jungle) e há megassucessos que só exibem rostos comuns (Seinfeld).

No caso de Two and a Half Men, a explicação para o sucesso (13,6 milhões de telespectadores nos Estados Unidos) só pode ser a qualidade das piadas. Episódio após episódio, a vida dos personagens pouco muda e os atores parecem orientados a exibir sempre a mesma expressão facial. Especialmente o astro da série, Charlie Sheen, que, aliás, não altera nem o modelo da roupa (bermudas, sapatos com meias brancas, e camisas com recortes de gosto duvidoso).

O fato é que os autores conseguem encadear uma piada na outra, a maioria sobre o universo masculino — até a mãe de Charlie e Alan age como homem — e elas funcionam bem.

Os dois homens do título são os irmãos Charlie (Charlie Sheen) e Alan (Jon Cryer) e a "metade" de homem é o filho deste, o menino Jake (Angus T. Jones). Jake era um menininho ruivo e gorducho quando a série começou a ser exibida nos Estados, em 2003. Na temporada que estreou lá em setembro deste ano ele é um adolescente sem excesso de peso.

Charlie é um compositor de jingles publicitários que leva uma vida de solteiro mulherengo vivendo em uma casa à beira-mar em Malibu. Depois do divórcio, Alan se muda para a casa do irmão e leva o filho com ele. Ele não se adapta à vida de divorciado (vive tentando voltar para a ex-mulher), o que contrasta com a situação do irmão que troca de namorada a cada episódio. Cada um a seu modo, são todos meninões.

Na temporada que está sendo exibida pela Warner, Charlie está amargando sua primeira dor-de-cotovelo. Ele se apaixonou por Mia, mas foge do casamento e acaba perdendo a namorada. Deprimido, passa a ter atitudes estranhas, como rir até chorar das piadas sem sentido do sobrinho e brigar com o vizinho, o roqueiro Steven Tyler (da banda Aerosmith), que, apesar de magricela, acaba quebrando o nariz de Charlie.

Talvez a repentina seriedade de Charlie signifique que o fim da série está chegando. Ele não tem a mesma graça quando não age como um mulherengo irresponsável.

* * * * * * *

Serviço

Two and a Half Men é exibido pelo canal da Warner nas terças-feiras, às 20h30.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.