• Carregando...

O movimento manguebeat ficou um pouco à margem do grande mercado após a morte de Chico Science em 1997. Os discos da Nação Zumbi, trupe que acompanhava Science ainda repercutem, mas um novo nome da cena recifense só voltou a chamar a atenção do público nacional há apenas dois anos com o lançamento de nadadenovo, primeiro CD do Mombojó. O trabalho – gravado de forma independente e distribuído em bancas através da revista Outracoisa, do cantor Lobão – teve boa acolhida da crítica e recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor disco de MPB de 2004.

O jovem septeto pernambucano deu seqüência à carreira com o segundo CD, Homem-Espuma, lançado este ano (também bem recebido pela crítica). Agora, chega às lojas o DVD nadadenovo (R$ 38,90), um lançamento da série Toca Brasil do Itaú Cultural e da Distribuidora Independente.

O disco vale mais para quem não tem os CDs do grupo, pois não há grandes atrativos visuais no material apresentado. O show, gravado na Sala Itaú Cultural de São Paulo, em 2004, destaca apenas os músicos no palco, sem cenários, tocando para a platéia do pequeno espaço.

Felipe S não é um frontman como Chico Science, agitador da galera, mas consegue segurar as pontas da apresentação mesmo com sua voz econômica. Mas a força dos pernambucanos está exatamente na simplicidade das letras escritas pelo vocalista e na competência musical de seus parceiros de grupo, que investem na experimentação misturando vários estilos musicais – bossa nova, samba e samba-rock com rock pesado, dub, trip-hop, loops de bateria e samplers.

A referência mais notada é do mundo livre s/a (outro nome forte do manguebeat), mas o Mombojó não fica preso a nenhum rótulo, sendo uma das poucas bandas nacionais da atualidade que apresenta um trabalho realmente original, com cara própria – como atestam os próprios integrantes e alguns profissionais da música entrevistados do making of do DVD, entre eles Fred Zero Quatro (mundo livre s/a).

O pernambucanos retornam a Curitiba no próximo mês, nos dias 11 e 12, abrindo os dois shows dos Los Hermanos programados para o Teatro Guaíra. GGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]