
A briga pelo posto de maior banda de britpop do mundo é passado desde que (Whats the Story) Morning Glory, segundo disco do Oasis, nocauteou o álbum The Great Escape, do Blur, nas paradas inglesas de 1995. O desafio dos irmãos Gallagher agora é consolidar seu posto de principal banda do rock pós-anos 90. Para isso, lançam amanhã Dig Out Your Soul, sétimo álbum de estúdio que já está disponível integralmente no myspace dos britânicos www.myspace.com/oasis desde o dia 1º de outubro.
"Não é britpop. Vamos dizer que não é o que estamos acostumados a fazer", disse Noel Gallagher, guitarrista da banda, em entrevista à rádio BBC6. De fato, o novo disco segue os passos de Dont Believe the Truth (2005) e foge da necessidade radiofônica dos primeiros trabalhos, que emplacaram um punhado de clássicos durante toda a década de 1990.
Menos mainstream, Dig Out Your Your Soul tem peso. Há mais rock-and-roll do que britpop, embora baladas e refrões pegajosos continuem a existir. O principal "problema", algo digno de uma análise cuidadosa por algum especialista, é a obsessão pelos Beatles. A influência escancarada está prestes a virar doença.
"Waiting for the Rapture", terceira faixa, termina com uma inexplicável guitarra idêntica à de "Dear Prudence", pérola do "Álbum Branco" dos britânicos de Liverpool. A balada "High Horse Lady" traz palmas e vocais distorcidos que não por coincidência se aproximam muito de "Piggies", música do mesmo disco dos Beatles. Em "To Be Where Theres Life", há sugestivas cítaras, e, para finalizar, as 11 faixas do novo álbum foram gravadas nos estúdios Abbey Road, em Londres.
Acertos
Deixando o fanatismo de lado, o Oasis está bem resolvido, diferentemente do que acontece com as bandas que dividiram o início do britpop, movimento surgido no final dos anos 1980 (veja quadro ao lado). Se Dont Believe the Truth foi um passo largo e certeiro em uma nova direção, Dig Out Your Soul é outro avanço, mais contido, embora consistente.
Com a ajuda da produção impecável de Dave Sardy o mesmo que produziu o disco anterior , os Gallagher parecem ter encontrado a formação ideal depois de tantas mudanças, muitas delas supostamente causadas pelos mimados irmãos. Noel assume a dianteira nas composições e assina seis faixas, o dobro do que Liam escreveu. O baixista Andy Bell e o guitarrista Gem Archer criaram outras duas e, em companhia do baterista Chris Sharrock, são responsáveis diretos pela velocidade empolgante de "Bag It Up", faixa que abre o disco, e "The Shock of Lightning", primeiro single do novo trabalho.
Dig Out Your Soul é capaz de angariar novos admiradores ao proporcionar a batida certa para que cabeças balancem para cima e para baixo: puro rock-and-roll. Também agrada a fãs antigos, ao oferecer o melhor de uma banda que soube se transformar. O porém fica por conta da fonte em que bebem: há muito de Liverpool na água dos irmãos de Manchester.



