Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Livro

Obra leva Carl Gustav Jung ao cinema

Reunião de artigos de especialistas em psicologia analítica sobre filmes clássicos e contemporâneos será lançada hoje na Livraria Cultura

O drama Fale com Ela, de Pedro Almodóvar, é um dos filmes discutidos em Jung e o Cinema | Divulgação
O drama Fale com Ela, de Pedro Almodóvar, é um dos filmes discutidos em Jung e o Cinema (Foto: Divulgação)

Será lançado hoje à noite na Livraria Cultura, no Shopping Curitiba, Jung e o Cinema, livro que reúne artigos que entrelaçam a dramaturgia cinematográfica aos principais conceitos e ideias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), fundador da psicologia analítica.

Por meio da discussão de filmes e do destaque àquilo que eles movimentam psicologicamente no homem, são apresentadas e exemplificadas noções do universo junguiano, como persona, sombra, energia psíquica, animus e anima, autorregulação psíquica dos sonhos, processo de individuação, espiritualidade e outros.

Entre obras discutidas, de diferentes escolas e épocas, estão desde o longa-metragem brasileiro Lavoura Arcaica (de Luiz Fernando Carvalho), baseado no romance homônimo de Raduan Nassar, até o drama espanhol Fale com Ela (de Pedro Almodóvar), passando por clássicos, como o italiano 8 ½ (de Federico Fellini) e o vencedor do Oscar Beleza Americana , do cineasta britânico Sam Mendes.

Dentre os autores que participam do livro, duas delas são paranaenses. A historiadora e psicóloga Andrea de Alvarenga Lima, mestre em psicologia clínica, assina o artigo "Energia Psíquica: o Caminho da Transformação", que discute o filme Julieta dos Espíritos, também dirigido por Fellini. Sonia Lyra, filósofa e psicóloga, doutora em ciências da religião e integrante do Instituto Junguiano do Paraná (IJPR), participa do volume com "Espiritualidade e Jung", que toma como base o longa Auto da Compadecida, de Guel Arraes, baseado na peça teatral de Ariano Suassuna.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.