• Carregando...

Começa no próximo domingo (7), com um show da Camerata Antiqua, a 25ª edição da Oficina de Música de Curitiba. Até o dia 31 de janeiro, são esperados cerca de 1.500 participantes nos cursos de instrumentos, práticas de cojunto, canto e ópera. O público local também poderá aproveitar a programação artística, com concertos internacionais, apresentação de músicos e alunos.

Uma das novidades do evento este ano é a oficina de blues, gênero incluído na programação pela primeira vez com participações do guitarrista André Christovam e do gaitista Flavio Guimarães.

As atividades da Oficina estão divididas em três fases. Na primeira fase, de 7 a 17 de janeiro, serão realizadas as oficinas de música erudita e antiga. A música antiga, que havia sido extinta na edição de 2006, já tem confirmados nomes como o do cravista português Nicolau de Figueiredo e do violoncelista barroco grego Dimos Goudaroulis. A música erudita contará com nomes como o violinista chinês Yang Liu, que recebeu o primeiro prêmio no concurso nacional de violino da China, e com o retorno para essa edição do Trio St. Petersburg Virtuosen, que abriu a Oficina do ano passado.

No período de 15 a 19 de janeiro, acontece a Oficina de Música Eletrônica, sucesso da edição anterior, realizada também nos bairros de Curitiba que possuem Administrações Regionais da Prefeitura. A partir do dia 21 entra em destaque a terceira e última fase com música popular e blues. Na música popular os alunos poderão participar de oficinas ao lado de Carlos Malta (flauta e conjunto de sopros) e André Mehmari (piano).

A direção de MPB continua sendo compartilhada pelos músicos Sérgio Albach e Glauco Sölter, também responsáveis pelo circuito off, em bares da cidade. A música eletrônica continua no comando de James Pedrozo Pinto e Ricardo Kanji volta para a direção de Música Antiga. A novidade é a inclusão de Carlos Gaertner na direção de Blues. A direção artística geral é de Janete Andrade.

As aulas e concertos acontecerão em diversos espaços da cidade. As aulas serão no Colégio Estadual do Paraná, Colégio Estadual Professor Brandão, Solar do Barão, Clube Concórdia, Auditórios da Paraná Educativa e Círculo Militar para a primeira fase. As aulas de blues serão ministradas em alguns bares da cidade, parceiros da Oficina de Música de Curitiba. Os concertos também ocuparão vários espaços como Teatro Guaíra, Teatro da Reitoria e Teatro do SESC da Esquina.

Confira o roteiro de shows no Guia e Roteiros

O que você gostaria de ver na agenda cultural de Curitiba em 2007?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]