Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Memória

Olhos (nem sempre) atentos

Entre os documentos disponíveis no site www.censuramusical.com.br, estão canções que serviram de trilha sonora para os "anos de chumbo", incluindo muitas conhecidas do grande público e composições de artistas populares que tiveram suas obras vetadas.

"Tradição", de Gilberto Gil – A censura solicitou a substituição da palavra "barbalho", da primeira estrofe ("Conheci uma garota que era do barbalho"), e a retirada do trecho "certa calça americana arranjada de contrabando", por conterem insinuações supostamente pornográficas e de fundo ideológico.

"Somos o Que Você Quiser", de Zé Rodrix e Paulo Coelho – Considerada um atentado à moral e aos bons costumes por sua letra: "Somos o que você quiser/Gente, bicho, homem ou mulher/dê o seu recado/Nada a gente faz porque quer/Nada é escondido/Tudo é Permitido/Gente, bicho, homem ou mulher".

"Os Doze Pares da França", de Toquinho e Belchior – A canção foi vetada pelas estrofes finais, "Os doze pares da França/Cavalheiro olê, olá/Vão levar meu coração/Pro outro lado do mar/Pois tá mais fácil viver/Naquelas bandas de lá/Que na terra das palmeiras/Onde canta o sabiá", já que demonstraria uma "mágoa da sua terra natal" por parte dos autores, que tentam "depreciar a pátria onde vivem".

"O Motel", de Odair José – O título da música já foi suficiente para que o DCDP vetasse a veiculação. Os versos "No motel/Só eu e você/ Pelo espelho/Vendo acontecer/ Cenas de Amor/Entre eu e você" foram considerados inadequados por exibirem a intimidade de um casal.

"Minha História", de Chico Buarque – A versão em português da música italiana foi considerada uma ofensa por abordar a história de Jesus Cristo na forma de uma "paródia grotesca", além de "fazer uso indevido e em vão do nome de Cristo".

"De Leve", de Gilberto Gil e Rita Lee – Baseada na música "Get Back", de John Lennon e Paul McCartney, a música foi considerada ofensiva por tratar de forma "maliciosa, vulgar e deseducativa" o tema da homossexualidade. Os censores sugerem uma abordagem "médico-científica" do assunto.

"A Árvore", de Dom e Ravel – O trecho "Venha / Vamos penetrar/ Onde?/Num lindo lugar" despertou suspeitas no DCDP, o que levou os autores a escrever uma carta explicando de que se tratava somente de uma homenagem ao reino vegetal.

Veja também

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.