Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clássica

Orquestra amazonense apresenta árias brasileiras do século 18

Concerto da Orquestra Barroca do Amazonas nesta quarta (8), na Capela Santa Maria, marca o lançamento do CD “Ópera no Brasil Colonial”

Especialista na música dos séculos 17, 18 e 19, grupo foi formado em 2009 por músicos ligados à Universidade do Estado do Amazonas. | Luciane Páscoa/Divulgação
Especialista na música dos séculos 17, 18 e 19, grupo foi formado em 2009 por músicos ligados à Universidade do Estado do Amazonas. (Foto: Luciane Páscoa/Divulgação)

A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) apresenta o concerto de lançamento do CD “Ópera no Brasil Colonial” em Curitiba nesta quarta-feira, às 20 horas, na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). O repertório inclui árias de óperas apresentadas no século 18 no Brasil, escritas por autores importantes da época.

Especialista na música dos séculos 17, 18 e 19, a OBA se apresenta com cópias fiéis de instrumentos de época e lança mão de registros históricos para informar a interpretação das obras (a chamada performance ou execução historicamente informada ou orientada).

O grupo foi formado em 2009 por músicos ligados à Universidade do Estado do Amazonas. Além de “Ópera no Brasil Colonial”, a OBA lançou em 2013 o disco “Dei Due Mondi”, com obras de autores italianos e ibéricos, e, mais recentemente, o CD “Dramma”, com árias e concertos de compositores do século 18 como Niccolo Jommelli (1714-1774), David Perez e Antonio Policarpo.

A apresentação da OBA em Curitiba faz parte de uma turnê de dois anos do projeto por diversas regiões do país, com patrocínio da Petrobras.

Veja um trecho de uma apresentação do grupo em Lisboa, em 2014:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.