Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cênicas

Os Leões estão à solta

Montagem curitibana, elogiada no FTC 2007, tem apresentação única no Teatro José Maria Santos

Veja como funciona uma das diversas formas de educação a distância |
Veja como funciona uma das diversas formas de educação a distância (Foto: )

A Armadilha Cia. de Teatro vive um momento de êxito desde a apresentação de Os Leões na mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba. A peça foi considerada pela crítica a melhor montagem do Fringe, ganhou espaço nos jornais paulistas e foi convidada em maio a fazer uma temporada de um mês no Projeto Primeiro Sinal, do Sesc Paulista.

Diante do sucesso crescente, o grupo já pleiteia a participação em outros festivais do país. Mas, enquanto os planos futuros ainda são traçados, os atores Alexandre Nero e Diego Fortes sobem mais uma vez a um palco curitibano para encenar a peça que os projetou nacionalmente. Os Leões integra amanhã a programação do Teatro para o Povo, em uma única apresentação gratuita que acontece às 11 horas, no Teatro José Maria Santos.

O que o público verá em cena é a feliz convergência de atuações, direção e texto inteligentes. Os Leões foi escrito pelo desconhecido dramaturgo espanhol Pablo Miguel De La Vega y Mendoza, nascido em Málaga, em 1911. A diretora Nadja Naira conta que há poucas informações sobre o autor, que morreu aos 44 anos, depois de levar uma vida de "cigano", constantemente mudando de cidade.

O texto é um drama nonsense, inspirado nos enigmáticos jogos labitínticos de Jorge Luís Borges. Foi descoberto (e traduzido) por Diego Fortes por intermédio de Alejandro Kauderer, o autor da montagem anterior da companhia, a irônica comédia Café Andaluz, da qual Nadja Naira é iluminadora e Alexandre Nero não participa.

Na montagem atual, que estreou no ano passado, os atores interpretam dois amigos que dividem um apartamento, tomam café, lêem e conversam sobre os acontecimentos do dia. Em princípio, são diálogos corriqueiros, às vezes beirando o banal. Mas revelam sua complexidade nas distorções tempo-espaciais e nas subversões da lógica por parte de personagens sugestionáveis e um tanto alheios a noções de realidade. Com humor e reflexão, a montagem deixa no ar, rarefeita, a sensação da perplexidade da existência.

Os Leões deve cumprir mais uma temporada em Curitiba no segundo semestre deste ano. Será mais uma oportunidade para o público que ainda não assistiu ao espetáculo – e aos que desejam revê-lo – de conferir de perto a companhia ao redor da qual se concentram as maiores expectativas do momento em relação ao teatro paranaense.

* * * * *

Serviço: Os Leões. Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655), (41) 3304-7954. Teatro para o Povo. Texto de Pablo Miguel De La Vega Y Mendoza. Tradução e adaptação de Diego Fortes. Direção de Nadja Naira. Com Alexandre Nero e Diego Fortes. Dia 24, às 11horas Entrada franca (Os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início).

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.