Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Show

Os primeiros passos solo de Amarante

Ex-integrante da banda Los Hermanos toca hoje no Circuito Banco do Brasil. Apresentação, que terá a participação de Tom Zé, faz parte da turnê do primeiro disco individual

Rodrigo Amarante desembarca em Curitiba com a turnê do disco Cavalo, álbum que fala sobre o vazio e a distância | Arquivo pessoal
Rodrigo Amarante desembarca em Curitiba com a turnê do disco Cavalo, álbum que fala sobre o vazio e a distância (Foto: Arquivo pessoal)

O cantor e compositor Rodrigo Amarante chega a Curitiba logo na fase inicial da turnê do disco Cavalo, o primeiro de sua carreira solo, lançado na última semana de setembro. O músico é uma das atrações do Circuito Banco do Brasil, festival itinerante que tem parada na capital paranaense hoje, no BioParque, a partir das 14 horas. No show, o ex-Los Hermanos conta com a participação especial de Tom Zé.

Cavalo reúne 11 faixas que alternam poucos momentos de exaltação, como em "Hourglass" e "Maná", e muitos de tranquilidade e contemplação – às vezes melancolia –, como em "Nada em Vão" e "Tardei". Das canções reunidas no disco, há quatro escritas em inglês e uma em francês. São características que corroboram com a condição de "exílio", palavra do próprio autor, na qual nasceu Cavalo.

Ao contrário do antigo companheiro Marcelo Camelo, que desde o fim do Los Hermanos, em 2007, já lançou dois discos solo, Rodrigo Amarante passou os últimos anos se experimentando entre um projeto e outro. Ainda no Brasil, primeiro foi a Orquestra Imperial, ao lado de Moreno Veloso e Nina Becker. Em seguida, se mudou para os Estados Unidos, onde fez parte da banda de Devendra Banhart e deu início ao Little Joy, em parceria com Fabrizio Moretti – o integrante brasileiro da banda The Strokes.

Toda essa trajetória até o momento do lançamento do disco solo marca um afastamento lento e constante da figura de Amarante associada puramente ao Los Hermanos. Um grande desafio, considerando a projeção alcançada pelo grupo que foi o grande nome da cena alternativa brasileira dos anos 2000. Por isso, Cavalo é um disco que fala mais sobre o tempo, o vazio, a distância – temas que remetem a condição de se "re-conhecer".

A turnê, que começou com três apresentações lotadas em São Paulo, seguiu para Brasília e Rio de Janeiro, antes de atracar em Curitiba, onde pela primeira vez encara um público "de festival". Fazem parte das atrações do Circuito Banco do Brasil artistas como Os Paralamas do Sucesso, O Rappa, Simple Minds, Nando Reis e Maria Gadu, entre outros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.