
Hoje em dia, fazer graça em cima dos outros especialmente de celebridades é item básico no pacote de qualquer comédia. Mas Os Simpsons, cuja 22ª temporada estreou ontem à noite, na Fox, já faz isso há tempos e muito bem. Sátira do estilo de vida da família de classe média nos Estados Unidos, a série criada pelo cartunista Matt Groening, no ar desde 1989, mantém o fôlego com dignidade.
E qual seria o segredo da animação? O traço, sem muitos mistérios, não é exatamente o motivo da legião de fãs da família de Springfield estarem espalhados pelo mundo. Homer, o pai, é completamente abobalhado. Marge é a típica mãe norte-americana. Bart, o filho mais velho, é encapetadíssimo. Já Lisa, a filha do meio, é inteligente e incompreendida. E, claro, há um bebê, Maggie. A visão sarcástica diante de situações que poderiam acontecer com qualquer um domina a trama de uma forma que, não raro, muitas das celebridades que viraram alvo de chacota ao longo dos anos chegaram a participar voluntariamente da atração e até a dublarem elas mesmas.
Paródias também vêm sendo um artifício muito usado em Os Simpsons principalmente nas aberturas, que já chegaram a usar A Hora do Pesadelo e Avatar como inspiração. E se bandas como White Stripes e Red Hot Chili Peppers (até os Beatles já apareceram, mas separados) já deram as caras no programa, que não perdoa ninguém, o que esperar da estreia da nova leva de episódios? Atual queridinha da tevê americana, a série musical Glee ganha uma versão "simpsoniana". Rachel (Lea Michelle), Finn (Cory Monteith) e Mercedes (Amber Riley) vão a Springfield, onde encontram Lisa.
A mocinha, aliás, também é a estrela do episódio adicional, que vai ao ar na sequência. Em "Loan a Lisa", quem faz uma participação é ninguém menos que Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook. Outras surpresas ainda estão programadas para este ano: a taberna do Moe vira um bar, como dizer, descolado; a eterna neném Maggie desaparece e Homer ganha um novo ofício. Entre os convidados estão o comediante Ricky Gervais e os atores Daniel Radcliffe (o Harry Potter) e Hugh Laurie (House).
Serviço
Novos episódios de Os Simpsons são exibidos pelo canal Fox aos domingos, às 20 horas.



