• Carregando...
Oscar 2009 acontece neste domingo; Globo não vai transmitir | GABRIEL BOUYS/AFP
Oscar 2009 acontece neste domingo; Globo não vai transmitir| Foto: GABRIEL BOUYS/AFP

Globo decide não transmitir cerimônia do Oscar

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a Rede Globo optou não transmitir a cerimônia do Oscar em 2009.

A decisão foi tomada por conta do Carnaval, que acontece na mesma data. A emissora irá transmitir apenas flashes dos principais prêmios.

Leia mais na Gazeta do Povo

Na próxima segunda-feira (23), confira na Gazeta do Povo Online todas as noticias sobre a cerimônia de premiação, galeria de fotos e lista completa dos premiados.

A cerimônia de premiação do Oscar 2009, a maior festa do cinema mundial, acontece neste domingo (22) em Los Angeles, Estados Unidos, no Teatro Kodak. No Brasil, a transmissão acontece pelo canal pago TNT, às 22h.

Nesta noite, que celebra os melhores filmes feitos no ano anterior, outros ramos da arte são envolvidos para tornar a festa o melhor possível, além de garantir as altas e exigentes metas de audiência. É nisto que entrou o arquiteto David Rockwell, responsável por produzir o design do 81º Prêmio da Academia. Ele tem em suas mãos a tarefa de imaginar desde o cenário, até a distribuição dos atores em suas poltronas, permitindo uma melhor interação e também facilidade na transmissão ao vivo.

É um trabalho que exige a responsabilidade de atrair a atenção dos espectadores, que a cada ano deixam de assistir à cerimônia na televisão. Desde a edição de 2004, quando o prêmio de melhor filme foi para O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, a cerimônia só perdeu em número de espectadores. A melhor marca nos últimos anos foi em 1998, ano do premiado Titanic, que conquistou mais de 57 milhões de espectadores. Em 2004, o número foi de 43 milhões, e caiu ainda mais no ano passado, com marca singela de 31 milhões de espectadores. Mesmo com a comemoração dos 80 anos do Oscar, a audiência não chegou na meta esperada, e marcou a cerimônia menos assistida de toda a história da premiação.

Com isso, a definição em 2009, de acordo com reportagem do New York Times, é "redefinir o DNA da festa". A ordem é simples: "mais intimidade, menos camadas de tecidos brilhantes". Ao lado de outros grandes nomes como Bill Condon, diretor de "Dreamgirls", e do produtor veterano Laurence Mark, Rockwell tem em suas mãos a difícil tarefa de voltar no tempo, recapturar o clima noturno do show e suas raízes.

Mesmo com um apresentador como Hugh Jackman, escolhido pela revista People como o homem mais sexy do mundo, a cerimônia tende a cair na monotonia por conta de sua duração, sempre muito longa, que fica permeada por discursos como "eu tenho muitas pessoas a agradecer".

Aos 52 anos, Rockwell tem passado as suas últimas semanas entre os estúdios da Sony Pictures e o célebre Teatro Kodak, em Los Angeles, local que recebe a cerimônia desde 2002. "Nós queremos distanciar o show de um pacote pré-gravado, e transformá-lo em um show ao vivo", explicou Rockwell ao New York Times.

Enquanto muitos arquitetos privilegiam a permanência como melhor forma de alcançar a imortalidade e tradição, Rockwell diz buscar o efêmero, especialmente o poder que o teatro tem de se transformar por completo em uma só noite. Rockwell tem grandes produções em seu currículo, e já foi o designer de cenários de vários shows da Broadway como "Hairspray" e "The Rocky Horror Show".

Confortavelmente, ele analisou cada detalhe da brilhante cortina prateada, produzida com 92 mil cristais Swarovski, que serve como moldura para o palco da cerimônia.

Para Condon, de 53 anos, que já recebeu uma estatueta do Oscar por melhor roteiro adaptado em 1998 com o filme "Deuses e Monstros", é a espontaneidade que marca os melhores momentos da premiação. "Quando você assiste às cerimônias anteriores, você lembra estes momentos espontâneos. Eles tendem a acontecer quando as pessoas se sentem confortáveis e vivas", explicou.

Os planos específicos estão guardados a sete chaves. No entanto, a relação física entre os espectadores e o palco, e também entre as estrelas, será alterado radicalmente. As poltronas serão reconfiguradas, e a nova produção do palco permitirá melhores ângulos de câmera, o que também beneficia a transmissão ao vivo. "É a noite dos indicados e dos apresentadores. Não é um show tradicional, no qual você apenas assiste", explicou Condon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]